Esqueçam o dinheiro. Paguem-me em bitcoins

CNN , Jazmin Goodwin
27 nov 2021, 22:03
Bitcoin. Chesnot/Getty Images

Especialista da CNN Business analisa a opção de receber o salário em criptomoedas e dá alguns conselhos

À medida que as criptomoedas ganham aceitação, mais pessoas estão interessadas em receber o vencimento e outras regalias em bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais.

Atletas famosos, políticos e funcionários estão atualmente a receber todo ou parte do seu vencimento dessa forma.

“Quer seja o quarterback dos Green Bay Packers ou um motorista da Uber, pode receber em bitcoins”, disse Jack Mallers, CEO da Strike, uma empresa de finanças digitais.

O autarca eleito de Nova Iorque, Eric Adams, tweetou recentemente que deseja receber os seus três primeiros salários em bitcoins. E o autarca de Miami, Francis Suarez, tweetou no início deste mês que também receberá o seu próximo ordenado em bitcoins.

No mundo do desporto, os Sacramento Kings estão no caminho para se tornarem a primeira grande franquia desportiva a oferecer aos funcionários e jogadores uma opção de pagamento em bitcoins.

O ex-atacante dos Carolina Panthers, Russel Okung, tornou-se o primeiro jogador da NFL a receber em bitcoins depois de converter metade do seu salário de 13 milhões de dólares em dezembro passado. Desde então, outros atletas profissionais seguiram o exemplo, incluindo os jogadores da NFL Aaron Rodgers, Trevor Lawrence, Sean Culkin, Saquon Blakely e o jogador da NBA Cade Cunningham.

Com grandes empresas como a Paypal e a Microsoft a aceitarem pagamentos em bitcoins, a criptomoeda está também a tornar-se um meio aceitável para pagar salários e outras regalias adicionais, como prémios e poupanças-reforma para funcionários comuns.

“Com o crescimento da introdução da utilização de criptomoedas em pagamentos é natural que comecemos a ver mais pessoas a dizer: ‘Bem, se eu puder comprar a proverbial bica agora com criptomoedas, talvez deva receber em criptomoedas'“, disse Garrick Hileman, chefe de pesquisa da Blockchain.com.

Mas se tem a opção de receber em bitcoins, deveria fazê-lo? Aqui estão algumas coisas que deve considerar primeiro.

Quem está a pagar em bitcoins?

Várias empresas estão a pagar aos funcionários ou a tornar mais fácil o pagamento em bitcoins e outras criptomoedas.

A UnitedMasters, uma distribuidora de música dos Estados Unidos, fez recentemente uma parceria com a Coinbase para dar aos criadores de música independentes a opção de receberem, no todo ou em parte, em criptomoedas pelos seus royalties de streaming.

“O que estamos a ver é uma descentralização de artistas e criadores que já não dependem de sistemas convencionais”, disse Steve Stoute, CEO da UnitedMasters. “À medida que eles se afastam desse centro, haverá oportunidades e cenários como este em que eles desejam ter as ferramentas e as opções para fazerem as coisas que estão ao seu alcance.”

A BitWage, uma empresa de processamento de salários e serviços de RH que permite que os empregadores paguem salários e poupanças-reforma através de criptomoedas, também permite que os seus funcionários recebam em bitcoins.

Outras empresas, incluindo a Strike, a Choice e a BitPay, também oferecem alguma forma de pagamento de salários, faturação ou regalias em criptomoedas.

As empresas que pretendem pagar aos funcionários em criptomoedas normalmente pagam uma taxa de 1% no processamento dos salários, mas a opção geralmente é gratuita para os funcionários, de acordo com a BitWage.

Os trabalhadores que usam este serviço podem optar por receber a totalidade ou parte dos seus salários em ativos digitais e podem escolher a que salários se aplica.

A BitWage também oferece aos seus próprios funcionários o pagamento em bitcoins e diz geralmente que os utilizadores alocam entre 5% a 10% ou mais dos seus salários para criptomoedas.

“As pessoas veem isso como uma forma de obter um salário mais alto a longo prazo. Basicamente, é como receber hoje e ter uma conta-poupança que acumula, em vez de perder dinheiro se fosse apenas em dólares”, disse o CEO e cofundador da BitWage, Jonathan Chester.

No mercado de trabalho agitado de hoje, os pagamentos em criptomoedas podem ser vistos como uma forma de atrair e reter trabalhadores, disse Merrick Theobald, vice-presidente de marketing da BitPay.

“Nem sempre é possível aumentar os vencimentos. Temos de procurar outras maneiras de dar mais valor aos funcionários ou futuros funcionários”, disse Theobald. “Seguros médicos e de saúde são coisas que já fizemos, agora temos de alargar os horizontes.”

Mas como posso receber em bitcoins?

Mesmo se a sua entidade patronal não oferecer bitcoins como pagamento, pode converter o seu salário em criptomoedas através de um serviço de terceiros. No entanto, fique atento às taxas ou quaisquer outros custos adicionais em que possa incorrer.

“Receber em bitcoins ou outra criptomoeda torna o processo de entrada no mundo das moedas digitais muito mais fácil e eficiente”, disse Hileman.

Normalmente, se a sua entidade patronal oferecer a opção, ela será gratuita para si. Considerando que o uso de um serviço de terceiros pode incluir taxas para converter o salário em criptomoedas, terá de ler primeiro as letras "miúdas".

Também precisará de uma carteira de criptomoedas antes de receber o pagamento. As carteiras de criptomoedas permitem que envie e receba bitcoins ou outras criptomoedas. As carteiras vêm principalmente em duas formas: software e hardware. Carteiras baseadas em software geralmente são gratuitas, enquanto carteiras baseadas em hardware podem custar até 200 dólares. Empresas como a Coinbase, a maior bolsa de criptomoedas dos Estados Unidos, oferecem carteiras.

Depois de ter uma carteira, existem vários serviços que pode usar para converter o seu salário em criptomoedas.

No mês passado, a Strike lançou o Pay Me in Bitcoin, que permite aos utilizadores nos Estados Unidos depositarem os seus salários diretamente na sua conta Strike e converter uma quantia à sua escolha em bitcoins sem taxas.

A Coinbase também lançou recentemente um recurso de depósito direto que permite aos utilizadores nos Estados Unidos terem o seu salário depositado na Coinbase e possibilita o pagamento em criptomoedas. Não há taxas envolvidas com o depósito de fundos, mas aplicam-se taxas normais a transações adicionais, como a venda de criptomoedas.

Quais são as vantagens? E as desvantagens?

Antes de tomar a decisão de receber em bitcoins, existem algumas vantagens e desvantagens que deve considerar.

Para começar, a maioria das criptomoedas é extremamente volátil. Isso significa que o valor dos seus vencimentos pode flutuar a qualquer momento e pode perder uma boa parte do seu salário. Em maio, por exemplo, a bitcoin caiu para 30 mil dólares, ficando cerca de 50% abaixo do seu máximo anterior.

Os impostos também podem ser complicados. As bitcoins e outras criptomoedas são atualmente consideradas “património” pelas Finanças. Isso significa que estão sujeitas ao imposto sobre ganhos de capital, em vez de imposto sobre o vencimento.

Também há menos proteções para as bitcoins, o que o deixa vulnerável se for vítima de algum estratagema ou pirataria com criptomoedas. Ao contrário dos pagamentos tradicionais, não existe um sistema regulatório que permita denunciar ou cancelar uma transação fraudulenta. E se a sua conta for bloqueada, não terá como obter acesso aos seus fundos.

Por outro lado, os pagamentos em criptomoedas são imediatos e eliminam a necessidade de lidar com um banco. Isso significa que os pagamentos podem ser realizados em segundos e geralmente envolvem menos taxas de transação, de acordo com Hileman.

As criptomoedas também permitem que as pessoas transfiram fundos instantaneamente para outras pessoas, não importa onde estejam no mundo, sem terem de pagar por uma transferência eletrónica.

“As bitcoins permitem poupar e contornar a inflação, permitem enviar dinheiro para países onde as taxas anteriormente eram de 50% e permitem viver externamente a qualquer órgão central ou regime autoritário”, disse Mallers.

Receber em bitcoins é o ideal para si?

Com a mania das criptomoedas a pleno vapor, pode ser tentador apostar mais do seu dinheiro em moedas digitais, mas tenha cuidado.

“Essas não deveriam ser as únicas reservas da pessoa”, disse Daniel Johnson III, um gestor financeiro certificado e fundador da Refocus Financial Planning. “Para a maioria da população, não vale a pena receber em bitcoins. Quase tudo o que a maioria dos funcionários precisará comprar será negociado em dólares americanos, portanto, será necessária uma conversão novamente para dólares americanos.”

Se realmente deseja entrar no mundo das criptomoedas, considere primeiro a sua situação e objetivos financeiros. Isso inclui rever as suas bases financeiras como o seu fluxo de caixa mensal, orçamento e despesas para ajudar a avaliar quanto do seu salário pode converter em bitcoins ou outras criptomoedas.

Hileman aconselha converter apenas uma pequena parte do seu salário, em vez de arriscar todo o seu rendimento.

“Muitas vezes, as pessoas tendem a ser tudo ou nada, e essa abordagem pode ser muito punitiva no mundo dos ativos digitais“, disse Hileman. “Comece por baixo e familiarize-se com o que está a fazer, as mudanças que fez e continue a partir daí.”

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados