AMA pede quatro anos de castigo para patinadora de 16 anos

14 nov 2022, 13:49
Kamila Valieva

Kamila Valieva testou positivo antes dos Jogos Olímpicos de Inverno

A Agência Mundial Antidopagem pediu quatro anos de suspensão para a patinadora russa Kamila Valieva, que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim após um controlo antidoping.

Kamila Valieva testou positivo a trimetazidina em dezembro de 2021 e depois conquistou o ouro por equipas na China. A AMA, que entrou em contacto com o TAS, exige que a patinadora de 16 anos (tinha 15 quando venceu a medalha) perca o título.

Valieva, considerada a nova «czarina» da modalidade, testou positivo durante os campeonatos da Rússia e foi suspensa já no decurso dos Jogos de Inverno, que decorreram de 4 a 20 de fevereiro, mas o castigo foi levantado. A substância encontrada no organismo da patinadora durante os campeonatos russos trata-se de um medicamento prescrito para adultos com angina de peito e que figura na lista de substâncias proibidas.

O laboratório de Estocolmo, ao qual a Agência Russa Antipoding (RUSADA) não comunicou o caso na época, informou o positivo às partes em 8 de fevereiro, já em plena fase dos Jogos Olímpicos e um dia após Valieva ter conquistado o ouro na competição por equipas.

Patrocinados