Rio 2016: Portugal com quatro vagas no ciclismo de estrada

6 jan 2016, 19:36
Sérgio Paulinho

Comitiva portuguesa é agora de 52 atletas

O ciclismo português garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 na vertente de estrada após oficialização do último Ranking de Nações de Ciclismo de Estrada, anunciou a Comité Olímpico de Portugal.

Em comparação com a última participação portuguesa, em Londres 2012, Portugal consegue mais um ciclista na 31ª edição dos Jogos Olímpicos. Falta agora a Federação Portuguesa de Ciclismo escolher quais os atletas que irão ocupar as quatro vagas, tendo até dia 4 de julho para anunciar a lista final. Depois de Rui Costa, Nelson Oliveira e Manuel Cardoso, em 2012, Portugal apresenta uma equipa de quatro corredores, em que um fará a prova de contrarrelógio e de fundo.

Na vertente de BTT, Portugal terminou o primeiro ciclo de qualificação com condições de levar dois atletas, mas apenas a 31 de maio ficará definido o apuramento final, após terminado o segundo ciclo.

Com as vagas no ciclismo de estrada, a Missão Portuguesa tem garantida, para já, a presença de 52 atletas no Rio de Janeiro, quatro dos quais na vela. Destas estão atribuídas as de 49er, a Jorge Lima e José Costa, a de RS:X, a João Rodrigues, faltando designar o representante em Laser, cuja vaga foi conquistada por dois velejadores, o experiente Gustavo Lima e Rui Silveira.

Além da vela, a missão lusa tem já asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, tiro (uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 m), canoagem (seis vagas), natação (2 vagas nos 200 m estilos) e futebol (prova masculina, com 18 vagas).

A estas acrescem, para já, 16 no atletismo, depois da recente confirmação dos critérios de qualificação nacionais pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com as vagas a terem de ser ratificadas durante o ano de 2016, de acordo com os demais critérios de qualificação definidos por esta federação.

Os atletas com mínimos neste momento são 18: Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha), João Vieira (20 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100 m).

Destes 18, apenas 16 estarão no Rio2016, já que existem quatro atletas com mínimos na prova de 20 km marcha e outras quatro na maratona, disciplinas cuja quota por nação é limitada a três presenças.

A estas vagas poderão juntar-se 14 do atletismo, de atletas que possuem já marcas dentro dos mínimos olímpicos definidos pelo Comité Olímpico Internacional, mas que carecem de confirmação por parte da FPA, que irá definir os critérios de qualificação nacionais.

Patrocinados