Voleibol: por proibir mulheres nos jogos, Irão não pode organizar provas internacionais

10 nov 2014, 13:13
Campeonato do mundo de voleibol (Lusa)

Adepta condenada a cinco meses de prisão por ter tentado assistir a uma partida

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) vai bloquear a realização de eventos internacionais no Irão por o país proibir as mulheres de assistir a jogos.

A decisão da FIVB surge depois de a uma cidadã britânico-iraniana, Goncheh Ghavami, ter sido condenada a cinco meses de prisão por ter tentado assistir a uma partida de voleibol em Teerão.

Um porta-voz explicou que a entidade «não vai conceder ao Irão o direito de organizar qualquer evento diretamente controlado pela FIVB, como Campeonatos do Mundo - especialmente de jogadores jovens - até que seja levantada a proibição de as mulheres assistirem aos jogos». A Argentina já foi convidada para assumir a organização do Mundial sub-19 de 2015, em substituição do Irão.

No entanto, esta decisão não abarca outros torneios de voleibol ou o torneio da World League do próximo ano, uma vez que «o calendário de jogos já está confirmado», acrescentou.

A seleção principal masculina do Irão é uma das melhores do mundo, tendo terminado em sexto no Mundial deste ano, na Polónia, e em quarto na World League.

Relacionados

Patrocinados