Atletas estão bem e a cooperar com as autoridades brasileiras para encontrar os ladrões responsáveis pelo assalto
Quatro nadadores da equipa olímpica dos Estados Unidos foram esta madrugada assaltados no Rio de Janeiro, num roubo à mão armada, informou fonte do Comité Olímpico dos Estados Unidos.
Entre os quatro nadadores estava Ryan Lochte, vencedor de doze medalhas olímpicas, o que o coloca como segundo nadador mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, logo a seguir a Michael Phelps.
Tudo aconteceu quando os quatro atletas regressavam de uma festa na Casa Francesa, perto da lagoa do Rio de Janeiro, onde se deslocaram na companhia do brasileiro Thiago Pereira, que além de nadador também é amigo de Ryan Lochte. Thiago regressou a casa na companhia da namorada e os quatro americanos apanharam um táxi para a aldeia olímpica.
Foi nessa altura, quando seguiam de táxi, que o assalto aconteceu: a viatura foi mandada parar por um grupo de homens vestidos de polícias, que apontaram armas aos norte-americanos e lhes exigiram o dinheiro.
«Um homem puxou de uma arma e encostou-a à minha nuca, enquanto gritava para me deitar no chão. Levantei os braços e disse-lhe para levar tudo o que quisesse. Ele então pegou no meu dinheiro e na minha carteira, mas deixou o meu telemóvel e as credenciais», contou Ryan Lochte em declarações à NBC.
Refira-se que os quatro atletas estão fisicamente bem e a cooperar com as autoridades, de forma a encontrar os ladrões.
Este incidente vem aumentar o receio relativamente à segurança no Rio de Janeiro. Vários atletas, treinadores e adeptos foram assaltados desde que o Rio de Janeiro começou a preparar os Jogos Olímpicos.