Charlie Hebdo: «Atentado aos valores dos povos livres», diz COI

8 jan 2015, 18:33
Sara Barros Leitão Foto: DR

Comité Olímpico Internacional solidário com a França

O Comité Olímpico Internacional (COI) condenou esta quinta-feira o ataque terrorista ao jornal francês Charlie Hebdo. Considera que foi um «grave atentado aos valores dos povos livres».


«Foi com um enorme sentido de choque e tristeza que soube dos terríveis atentados de Paris. Tais atos bárbaros são um ataque aos valores de todos os povos civilizados de qualquer país, religião ou credo», disse o presidente do COI, Thomas Bach, numa carta dirigida ao presidente francês, François Hollande. «Todo o movimento olímpico, bem como todas as pessoas que pensam corretamente, estão hoje ombro a ombro com todos os franceses», acrescentou.


Prosseguiu dizendo que o atentado vai «contra os valores que todos defendemos e que também construíram o movimento olímpico»: «Essas armas não foram apontadas apenas aos jornalistas, mas à liberdade de expressão e os valores que a França defende fortemente.»


Bach acredita que as «atrocidades terroristas só vão servir para unir os franceses a continuar juntos contra esta violência sem sentido» e garante que a organização que dirige se vai manter  «lado a lado em solidariedade com a França».


Na passada quarta-feira, três homens encapuzados e armados atacaram a sede do jornal Charlie Hebdo, em Paris, assassinando 12 pessoas. Hamyd Mourad, um jovem de 18 anos, entregou-se à polícia francesa e dois outros suspeitos, os irmãos Said e Cherif Kouachi, encontram-se a monte.


O semanário Charlie Hebdo foi fundado em 1992 pelo escritor e jornalista François Cavanna e é conhecido pelo recurso à sátira. Tem um passado controverso por publicar  cartoons
 do profeta Maomé, que causaram indignação na comunidade muçulmana.

Mais Lidas

Patrocinados