"Governo em gestão não tem legitimidade para assumir encargos" com os polícias, afirma José Luís Carneiro

4 fev, 13:55
José Luís Carneiro (DR)

"Não se pode confundir o direito de manifestação, a que legitimamente se tem vindo a assistir, com a prática de indisciplina e insubordinação", diz ministro

Um “Governo em gestão não tem legitimidade para assumir encargos financeiros permanentes e duradouros”. “Não tem legitimidade política para assumir esses encargos”. É assim que José Luís Carneiro justifica a falta de resposta às forças policiais, que pedem um suplemento de missão equparado ao da PJ. Questionado sobre a dualidade de critérios que faz com que os pedidos dos agricultores tenham tido resposta, o ministro da Administração Interna falou em situações “excecionais” e num apoio que “não é permanente e duradouro”.

“Não se pode confundir o direito de manifestação, a que legitimamente se tem vindo a assistir, com a prática de actos indisciplina e insubordinação”. O Governo, por intermédio dos responsáveis máximos da GNR e da PSD, “não permitirá actos que possam colocar em causa a segurança dos cidadãos”, garante José Luís Carneiro, garantiu o ministro da Administração Interna, à saída da reunião com os responsáveis das duas forças policiais.

Para além dos dois processos já em curso, o ministro determinou a instauração de inquéritos urgentes relativos ao Famalicão-Sporting e Leixões- Nacional da Madeira, os dois jogos cancelados nesta jornada por falta de policiamento.

 

Governo

Mais Governo

Patrocinados