Albuquerque retira deputada arguida das listas, mas mantém Rui Marques, outro candidato a braços com a justiça

1 mar, 15:59
Miguel Albuquerque, presidente do PSD/Madeira (Lusa/ Homem de Gouveia)

Ex-autarca da Ponta do Sol tem um processo que investiga licenciamentos de obras

É a primeira baixa na Comissão Política de Miguel Albuquerque. Patrícia Dantas - a deputada que está a ser julgada por fraude, no caso da extinta Associação Industrial do Minho - já não vai integrar as listas da recandidatura do presidente demissionário do governo madeirense.

De acordo com o Jornal da Madeira, foi a própria a pedir para ser substituída. Desta feita, entra para o lugar Sónia Pereira, que integra as estruturas autárquicas do munícipio madeirense de Câmara de Lobos.

Com a saída de Patrícia Dantas, no entanto, não se esgota o envolvimento em casos judiciais de outros nomes que integram a candidatura de Miguel Albuquerque. Para além do próprio, suspeito no megaprocesso que espoletou a crise política no arquipélago, também consta na lista o nome de Rui Marques.

Contra o ex-presidente da autarquia da Ponta do Sol decorre um processo, cuja fase de instrução se iniciou precisamente esta sexta-feira, no Juízo de Instrução Criminal do Funchal, em que são levantadas suspeitas sobre a conduta do ex-autarca no licenciamento de dezenas de pequenas obras em habitações privadas. O processo não é novo - e chegou mesmo a ter despacho de arquivamento - mas o atual executivo camarário requereu a abertura de instrução, indo ao encontro de um relatório arrasador da própria Polícia Judiciária. No documento, a que a CNN Portugal teve acesso, os inspetores consideraram estar montado “um esquema paralelo” no licenciamento de obras particulares, em que o ex-autarca teria uma participação ativa.

Rui Marques está acusado de quatro crimes: prevaricação, abuso de poder, peculato e violação de regra urbanística.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados