Morreu o ator Michael Gambon, o professor Dumbledore dos filmes "Harry Potter"

Agência Lusa , MJC
28 set 2023, 14:02
O ator Michael Gambon (Arquivo AP)

O ator britânico tinha 82 anos

O ator irlandês Michael Gambon, que em anos recentes encarnou a personagem Angus Dumbledore nos filmes “Harry Potter”, morreu aos 82 anos. Citando um comunicado da família, a BBC noticia que o ator de 82 anos morreu no hospital, em consequência de uma pneumonia.

Apesar de ter tido mais de 60 anos de carreira, iniciada no Royal National Theatre, em Londres, Michael Gambon ganhou novos públicos nas últimas duas décadas ao entrar em seis dos oito filmes “Harry Potter", interpretando o reitor da escola de magia de Hogwarts, o professor Angus Dumblemore.

Michael Gambon estreou-se a interpretar uma peça de Shakespeare em Dublin, onde nasceu em 1940, tendo depois emigrado para o Reino Unido e sido contratado por Laurence Olivier para a companhia do Royal National Theatre, onde voltou ao repertório do dramaturgo inglês.

Homem de teatro, Michael Gambon interpretou Harold Pinter, Samuel Beckett, Arthur Miller e David Hare, entre outros autores, venceu três prémios Olivier e era conhecido no meio, escreve a BBC, como “O Grande Gambon”.

Gambon venceu ainda quatro BAFTA, pela representação em televisão, uma área na qual participou em várias séries, nomeadamente como inspetor Maigret, personagem de policiais de Georges Simenon, e Philip Marlow, na revisitação musical do 'romance negro' de Dennis Potter.

No cinema contracenou, por exemplo, com Maggie Smith em “Othello” (1965) e nos filmes “Harry Potter”, entrou em “O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela”, de Peter Greenaway, “O informador”, de Michael Mann, “O peixe fora de água”, de Wes Anderson, e "Gosford Park", de Robert Altman.

O ator ganharia maior popularidade quando se juntou ao elenco dos filmes "Harry Potter", adaptados da série literária de J.K. Rowling, de 2004 a 2011, substituindo o ator Richard Harris no papel de Dumbledore.

Em 1998 foi condecorado pela rainha Isabel II de Inglaterra pelo contributo para a indústria do entretenimento.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados