Sismo de magnitude 7.7 registado na costa oeste do México

CNN Portugal , MJC - atualizada às 22:30
19 set 2022, 19:31
Pessoas na rua de Guadalajara, Sismo, após sismo (EPA/Francisco Guasco)

O sistemo atingiu a costa de La Placita de Morelos e foi sentido na capital. Há pelo menos uma vítima mortal confirmada

Um sismo de magnitude 7,7 atingiu a costa oeste do México esta segunda-feira, informa a Reuters.

Não houve relatos imediatos de danos do terremoto que ocorreu às 13:05 (19:05 em Lisboa), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que indicou, inicialmente, uma magnitude de 7.5 e depois de 7.6. Mais tarde, a agência sismológica nacional confirmou a magnitude de 7.7.

No entanto, uma pessoa terá morrido ao ser atingida por destroço num centro comerical em Manzanillo, no estado ocidental de Colima, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador no Twitter.

O sismo atingiu a costa do Pacífico central no México, anunciaram as autoridades locais. Esta é a costa de La Placita de Morelos no estado de Michoacan. O epicentro foi localizado 37 quilómetros a sudeste de Aquila, perto da fronteira entre os estados de Colima e Michoacan, e a uma profundidade de 15,1 quilómetros. 

Apesar de haver risco de sunami para essa costa, tal não é esperado.

Os alarmes de terramoto soaram menos de uma hora após terem soado num simulacro em todo o país, que marca os grandes tremores de terra que aconteceram na mesma data, em 1985 e 2017.

Na capital, a Cidade do México, o sismo também foi sentido: os prédios tremeram e os moradores correram para as ruas. No entanto, não foram registados danos graves nesta cidade.

"Achei que ia ter um ataque cardíaco!" disse Gabriela Ramirez, citada pela AFP, uma moradora de 58 anos da Cidade do México, onde muitos continuam traumatizados pelo terremoto de há cinco anos que matou várias centenas de pessoas. "Esta área está muito vulnerável porque muitos edifícios que foram danificados no sismo de 2017 não foram reparados", explicou.

Entretanto, o Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México contabilizou até 168 réplicas do terramoto.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados