Linhas Amarela e Verde do metro de Lisboa encerradas até às 12:00

Agência Lusa , AM
8 jul 2023, 08:25
Metro de Lisboa

Devido ao encerramento das duas linhas até às 12:00, será disponibilizado transporte rodoviário “alternativo, em modo vaivém”

As linhas Amarela e Verde do Metropolitano de Lisboa estão encerradas este sábado de manhã, para conclusão de trabalhos de expansão da rede, reabrindo na totalidade e “com a circulação normalizada” às 12:00, de acordo com a empresa.

Devido às obras, a totalidade da linha Amarela encerrou às 21:00 de sexta-feira.

“Com vista a garantir a conclusão dos trabalhos de integração na rede em operação será necessário encerrar a totalidade da linha Amarela, a partir das 21:00 do dia 7 de julho até às 12:00 do dia 8 de julho, e a totalidade da linha Verde, das 06:30 até às 12:00 do dia 08 de julho, reabrindo ambas as linhas a essa hora com circulação normalizada em todas as suas extensões Odivelas/Rato e Telheiras/Cais do Sodré”, informou o Metropolitano de Lisboa.

Os condicionamentos à circulação nas duas linhas começaram em abril, devido a trabalhos para a integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os já existentes.

Assim, a partir das 12:00 “é reaberta a estação de Telheiras (linha Verde) e volta a ser possível circular entre as estações Campo Grande e Cidade Universitária (linha Amarela)”, indicou a empresa, acrescentando que o troço da linha Amarela entre Odivelas e o Rato voltará a ser efetuado com comboios de seis carruagens.

Na linha Verde, a circulação de comboios de seis carruagens foi reposta em 12 de junho.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa referiu que os “encerramentos temporários” nas linhas Amarela e Verde durante a manhã são imprescindíveis devido “às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo dos troços” e que, “pela sua complexidade, seriam impraticáveis de executar mantendo a circulação, mesmo que de forma condicionada”.

Devido ao encerramento das duas linhas até às 12:00, será disponibilizado transporte rodoviário “alternativo, em modo vaivém” na totalidade dos percursos entre Telheiras/Cais do Sodré e Odivelas/Rato.

Com inauguração prevista em 2024, a nova linha circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, irá criar um anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e as 01:00.

País

Mais País

Patrocinados