Aconteceu: o ‘contactless’ chegou ao Metro de Lisboa

Agência Lusa , AL
28 jun 2023, 16:54
Metro de Lisboa (Horacio Villalobos/ Getty)

Pode pagar com o seu relógio ou smartphone, como já acontece em alguns países além-fronteiras

Os utilizadores ocasionais do Metropolitano de Lisboa podem, a partir de hoje, pagar o bilhete através do sistema ‘contactless’ nos canais de validação de todas as estações, anunciou a empresa.

"Agora é possível viajar na rede do Metro de Lisboa e pagar o bilhete aproximando simplesmente o seu cartão de débito ou crédito ‘contactless’ ou dispositivo de pagamento, smartphone ou smartwatch nos validadores com o símbolo ‘contactless’ (disponíveis em toda a extensão do Metro de Lisboa)", indicou o Metropolitano de Lisboa num comunicado.

De acordo com a empresa, não é “necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte”.

Os equipamentos instalados pela Indra nos canais de acesso fazem a leitura do cartão e debitam automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador”, indica a empresa, acrescentando ter instalado 1.504 leitores ‘contactless’ em 752 canais de validação.

Nesta nova modalidade de pagamento, as viagens têm o custo normal de 1,65 euros, referiu.

“Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem”, destacou o presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos, citado na nota.

A nova funcionalidade resulta de uma parceria com a Visa e conta com a tecnologia da Indra, Cybersource, Littlepay e Unicre.

Por ocasião deste lançamento, o Metro de Lisboa reforçou a campanha “Passe o cartão, não a carteira”, que apela aos clientes frequentes para validarem a sua viagem apenas com um cartão, evitando pagamentos duplicados.

“Os clientes devem validar corretamente os seus títulos de transporte, cartões bancários e dispositivos ‘contactless’, separadamente”, indica o ML.

 O lançamento acontece a pouco mais de um mês da Jornada Mundial da Juventude, evento que se espera que traga cerca de um milhão de pessoas à cidade. 

País

Mais País

Patrocinados