Portugal admite tomar "passos adicionais" se o Irão não cumprir três exigências sobre navio com bandeira portuguesa capturado

CNN Portugal , DCT
16 abr, 13:25
Iranianos celebram ataque contra Israel nas ruas de Teerão (EPA)

Navio foi apreendido pelas autoridades iranianas. Embaixador do Irão foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. Portugal não gostou das explicações dadas até agora

Portugal faz´três exigências: libertação imediata do navio MSC Aries; libertação da tripulação; tratamento digno da tripulação. Estas exigências foram feitas diretamente ao embaixador do Irão em Portugal e surgem porque o Governo português “não considerou consistentes as explicações até agora fornecidas”.

A mensagem foi passada pelo diretor-geral de Política Externa, Rui Vinhais, numa reunião com o embaixador da República Islâmica do Irão, Majid Tafreshi, que foi esta terça-feira de manhã chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. “À luz das obrigações de Portugal enquanto Estado bandeira”, o governo português voltou a pedir a libertação imediata do navio MSC Aries que foi capturado no estreito de Ormuz este sábado, assim como a libertação da tripulação, “que deve ser condignamente tratada enquanto o navio se mantiver apresado”. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros revela que vai aguardar os resultados desta diligência formal e “avaliará, em função disso, passos adicionais. O Irão diz que apreendeu o navio devido a "violação de normas" e refere que a embarcação pertence "ao regime sionista".

De acordo com uma nota enviada à comunicação social sobre esta reunião com o embaixador do Irão, o Governo português manifestou ainda “profunda preocupação com a escalada do conflito na região”, apelando “à máxima contenção”, tendo ainda reiterado “de forma veemente e categórica a condenação do recente ataque realizado contra o Estado de Israel”.

No domingo, o embaixador de Portugal em Teerão já se tinha reunido com o chefe da diplomacia do Irão para obter esclarecimentos sobre a captura do navio no Estreito de Ormuz. O MSC Aries, de bandeira portuguesa e com registo na Região Autónoma da Madeira, é propriedade da empresa Zodiac Maritime Limited, com sede em Londres.


SAIBA MAIS
"É cá que os impostos e os tripulantes são pagos": Portugal tem "responsabilidades que não podem ser ignoradas" sobre o navio capturado pelo Irão

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados