Aí está a depressão Karlotta

6 fev, 20:00
Chuva (Associated Press)

Portugal vai ser afetado por uma superfície frontal fria nos próximos dias

Portugal continental vai ser afetado já a partir desta quinta-feira pela depressão Karlotta, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O tempo começa a mudar na quarta, com "chuva fraca", "em especial nas regiões Norte e Centro", e com a "intensificação do vento a partir do meio da tarde".

Esta depressão, explica o IPMA, situa-se "num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que vai evoluindo para apenas um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda".

E é precisamente "uma superfície frontal fria" que vai "afetar Portugal continental a partir de dia 8".

"À medida que a referida superfície frontal fria se aproxima da Península Ibérica, começa a haver um agravamento das condições meteorológicas. Deste modo, para dia 8, prevê-se períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte, e com um caráter persistente no Minho e Douro Litoral. O vento predominará de sudoeste, soprando fraco a moderado, sendo moderado a forte no litoral, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral Norte, e forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 100 km/h. Prevê-se também um aumento da agitação marítima no dia 8, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa", esclarece o IPMA.

Esta superfície vai também afetar o arquipélago da Madeira na quinta-feira, com previsão de chuva, "por vezes forte, e vento de sudoeste, moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas".

Devido a esta situação meteorológica, aconselha-se .

Este comunicado será atualizado até às 18 horas de dia 7.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera aconselha "o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos", prevendo fazer uma nova atualização do estado do tempo na quarta-feira, às 18 horas.

O nome Karlotta foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol), no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados