Porque é que este professor de matemática está a levar atores para as salas de aula

CNN Portugal , Leah Collins
23 mar, 09:00
Po-Shen Loh, professor da Carnegie Mellon, está a reimaginar a aprendizagem da matemática. Po-Shen Loh

Po-Shen Loh, professor da Carnegie Mellon, está a reimaginar a aprendizagem da matemática

Po-Shen Loh é um homem com uma missão. Professor de matemática na Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, EUA, ele acredita que reimaginar a forma como ensinamos pode ajudar a preparar os jovens para o futuro num mundo em que a Inteligência Artificial representa uma ameaça crescente à segurança do emprego.

No mês passado, na conferência da Iniciativa para a Capacidade Humana, em Riade, na Arábia Saudita, ele deu uma palestra intitulada "E se os atores da Broadway e os atletas olímpicos da matemática pudessem transformar o ensino?"

"Hoje em dia, a maior parte dos trabalhos de casa normais podem ser feitos através do ChatGPT", disse à audiência. "Temos de pensar no que estamos a ensinar aos nossos alunos se tudo o que eles estão a aprender pode ser feito por IA."

A sua solução - associar atores a prodígios da matemática - pode parecer uma fórmula improvável para dar um novo impulso à educação, mas Loh acredita que os alunos de hoje precisam de aprender a resolver problemas de forma colaborativa, a ter criatividade e a comunicar - e a chave para isso é envolvê-los na matemática.

A forma de Loh o fazer é criar aulas no Zoom que se assemelham mais às redes sociais do que à aprendizagem tradicional. E ele tem uma arma secreta. "Somos as primeiras pessoas na história da educação a colocar um ator profissional em cada sala de aula", disse à audiência.

Repensar a "experiência Zoom"

Loh, que passou uma década a treinar a equipa dos EUA para as Olimpíadas Internacionais de Matemática, criou uma plataforma de ensino virtual para jovens dos nove aos 13 anos. Denominada live.poshenloh.com, a plataforma emprega estudantes do ensino secundário dos EUA excecionalmente talentosos para ensinar matemática através de transmissão em direto.

Loh teve a ideia durante a pandemia, quando o ensino em direto se tornou comum, mas não necessariamente cativante para os alunos.

"A maioria das pessoas tinha a experiência de que uma aula de matemática no Zoom era muito eficaz para adormecer as crianças", disse à CNN. "Comecei a pensar porque é que estas aulas tinham dificuldade em manter as pessoas envolvidas quando as redes sociais como o TikTok e o Twitch tinham tanto sucesso. Foi então que me ocorreu a ideia de repensar toda a experiência do Zoom."

Os alunos escolhidos para lecionar as aulas são acompanhados por actores profissionais, comediantes e estudantes de teatro que assistem às aulas e dão feedback em tempo real para garantir que a sua apresentação é enérgica e divertida. Parte do ecrã mostra diagramas ou equações geométricas, bem como conversas em direto dos alunos, que partilham as suas respostas e ideias sobre as questões em debate.

A estudante Elena Baskakova dá uma aula interactiva em linha. Elena Baskakova

Loh diz que a reação às aulas tem sido extremamente positiva. Lembra-se de um aluno do ensino secundário particularmente entusiasta que disse: "Sempre que saio da aula, é como se tivesse tido um despertar espiritual no domínio da álgebra!"

As aulas estão abertas a qualquer pessoa e custam 20 dólares (16,5 euros) por hora, embora haja também um programa de bolsas de estudo. Nos últimos dois anos, cerca de 2.000 alunos foram ensinados através da plataforma, por 100 estudantes do ensino secundário.

Agora, Loh espera inspirar uma geração de jovens aprendizes a interagir uns com os outros, a ajudar os outros e a construir relações com os seus pares. Só gostava que a ideia lhe tivesse surgido mais cedo. "Podia ter poupado muitos anos", afirma Loh. "Não me tinha apercebido de que a matemática e as artes do espetáculo se podiam harmonizar de uma forma tão maravilhosa."

Artes

Mais Artes

Patrocinados