Centeno pede a Montenegro para não gastar todo o excedente - caso contrário Portugal vai sofrer mais na "próxima crise"

Agência Lusa , AM
22 mar, 11:53
Mário Centeno (Lusa/Manuel de Almeida)

Novo governo vai encontrar cenário de excedente orçamental. E o Banco de Portugal reviu em alta o crescimento para este ano

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, disse esta sexta-feira que a folga financeira de Portugal deve ser preservada para acautelar uma futura crise. Mário Centeno pede que o excedente não seja consumido no imediato.

“A previsão que hoje aqui trazemos traz boas notícias, mas a condução da política económica deve preservar a margem financeira entre o país e a próxima crise”, disse Mário Centeno este sexta-feira, em Lisboa, durante a apresentação do Boletim Económico de março.

Segundo Centeno, é certo que de futuro haverá uma crise, seja ela quando for, pelo que o país “não pode perder a oportunidade de, num período de crescimento económico, continuar a preparar-se para futuro”.

“A margem financeira que existe deve ser colocada ao serviço do futuro e não consumida no presente”, afirmou.

O Banco de Portugal divulgou hoje o Boletim Económico de março, revendo em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa para 2% este ano, face ao que esperava em dezembro, acima do inscrito no OE2024 e do esperado pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro.

Está ainda mais otimista sobre o ritmo de descida de inflação, prevendo que a taxa caia para 2,4% este ano, apesar de efeitos temporários sobre os preços dos alimentos e energia, foi divulgado esta sexta-feira.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados