Vídeo: Jesualdo, mais um treinador português a contornar a barreira linguística

24 abr 2015, 14:54
Jesualdo Ferreira

As dificuldades do treinador do Zamalek para fazer passar a mensagem aos jornalistas

Alguém disse, recentemente, que o sucesso dos treinadores portugueses no estrangeiro tem a ver com uma capacidade invulgar de adaptação a contextos bem diferentes. Em muitos casos um dos maiores obstáculos é a língua, mas o domínio luso do desenrascanço vai contornando essa barreira.

Nos últimos tempos assistimos a conferências de imprensa verdadeiramente míticas de Toni, no Irão, ou de Vítor Pereira, na Arábia Saudita, e agora também Jesualdo Ferreira procura contornar este obstáculo diariamente, no Egito.

A conferência de imprensa desta quinta-feira, de análise à vitória sobre o Al Ittihad (2-0), serve de exemplo. Ao longo de vários minutos é visível a luta de Jesualdo Ferreira para passar a sua mensagem, com a ajuda de um tradutor. A dada altura o técnico português fala mesmo desse desafio, e apela aos profissionais da comunicação social para assumirem todas as dúvidas e evitar más interpretações.

Referência ainda para uma resposta curiosa de Jesualdo quando um jornalista o confronta com a escassa utilização de um jogador. «Não podem jogar todos. O Blatter só deixa jogarem onze, mais três», respondeu.

Patrocinados