A tempestade deverá deslocar-se para noroeste em direção à zona entre a costa oeste de Guangdong e a ilha de Hainão, segundo as autoridades
Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau elevaram o nível de alerta devido à aproximação do ciclone tropical severo Talim.
O sinal 1 foi substituído às 17:30 (10:30 em Lisboa) pelo sinal 3, quando o ciclone se encontrava a cerca de 380 quilómetros de Macau.
A tempestade deverá deslocar-se para noroeste em direção à zona entre a costa oeste de Guangdong e a ilha de Hainão, segundo as autoridades.
Western North Pacific Tropical Weather Outlook: IPTCWC is issuing advisories on TS Talim, located 300 miles SSE of Hong Kong. Two areas of interest: Invest 98W, near Palau (40% chance), and Invest 99W south of the Ryukyu islands (20% chance) could develop in the next 5 days pic.twitter.com/p2YuxlUWOO
— IPTCWC (@IPTCWC) July 15, 2023
A probabilidade de ser emitido o sinal 8 é considerada moderada, com os SMG a preverem que tal pode acontecer entre a madrugada e a manhã de segunda-feira. O mesmo departamento governamental alertou ainda para o risco de inundações nas zonas baixas da cidade.
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.
Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.
Um ano antes, em agosto, o tufão Hato, considerado o pior em mais de 50 anos a atingir o território, causara dez mortos e 240 feridos.