Ao fim de 140 anos, esta marca mudou o seu logótipo pela primeira vez

CNN , Oscar Holland
17 mar, 09:00
Lyle's Golden Syrup (Peter Nicholls/Reuters)

Durante mais de 140 anos, o Lyle's Golden Syrup - um item básico na despensa de qualquer padeiro britânico - apresentou um logótipo bastante curioso na sua lata: a carcaça de um leão rodeada de abelhas. Mas agora, pela primeira vez desde a década de 1880, o produto distinguido pelo Guinness World Records por ter a imagem de marca e a embalagem mais antigas do mundo está a ser alvo de uma grande reformulação.

A empresa disse que a sua nova identidade visual foi concebida para “refrescar o legado da marca de modo a apelar aos consumidores do século XXI.

O xarope dourado, também conhecido como melaço light, é um xarope doce, de cor âmbar, feito a partir de açúcar refinado, que foi produzido pela primeira vez pela Abram Lyle & Sons em 1881. O fundador da empresa, o empresário escocês Abram Lyle, escolheu um logótipo inspirado na história de Sansão que, no Antigo Testamento, mata um leão com as suas próprias mãos, descobrindo mais tarde que abelhas se tinham aninhado na carcaça do animal.

No conto bíblico, que faz parte do Livro dos Juízes, Sansão come mel do interior do leão, dá algum aos seus pais e depois apresenta a 30 convidados do seu casamento uma adivinha alusiva ao encontro: "Do comedor saiu a comida; do forte saiu o doce".

Uma formulação alternativa da adivinha, "Do forte nasceu a doçura", está presente no logótipo da Lyle's desde a sua criação.

A embalagem e os logótipos original e novo do Lyle's Golden Syrup. As variedades enlatadas do produto manterão o logótipo original. (Lyle's Golden Syrup)

O novo logótipo dá ao animal uma aparência mais abstrata - e um pouco mais animada. Resta apenas uma abelha, situada ligeiramente acima da cabeça do leão.

O Guinness World Records reconheceu a imagem marca inalterada do produto em 2006, observando que as únicas alterações feitas desde 1885 foram "ligeiras mudanças técnicas durante a guerra devido à escassez de materiais". Em 2008, para assinalar o 125.º aniversário do produto, a então proprietária Tate & Lyle anunciou que iria a mudar a lata para uma cor dourada, mantendo inalterado o logótipo.

A Tate & Lyle foi criada na década de 1920, quando a empresa de Lyle se fundiu com a refinaria de açúcar rival Henry Tate & Sons. A empresa, atualmente um importante fornecedor mundial de alimentos e bebidas, vendeu o seu negócio de refinação de açúcar (incluindo o Lyle's Golden Syrup) à empresa americana American Sugar Refining, ou ASR Group, em 2010.

O antigo logótipo do produto continuará a ser utilizado na clássica lata do xarope dourado, embora as suas garrafas e toppings para sobremesas ostentem agora a nova imagem. Um porta-voz da empresa recusou-se a comentar se tal representa a maioria das unidades vendidas.

Em comunicado, o diretor da marca Lyle's Golden Syrup, James Whiteley, afirmou que "os consumidores precisam que as marcas acompanhem os tempos e satisfaçam as suas necessidades atuais".

O produto tem sido um elemento básico nas despensas dos padeiros britânicos desde a sua criação. Em cima, uma menina prestes a barrar o xarope no pão em 1957. (Jamie Hodgson/Hulton Archive/Getty Images)

"O nosso design fresco e contemporâneo traz a Lyle's para os dias de hoje, apelando ao quotidiano das famílias britânicas, sem deixar de ser nostálgico e autenticamente Lyle's", acrescentou. Ainda assim, o novo design foi recebido com reações mistas. No Instagram, a designer Laura Evans descreveu o novo logótipo como "contemporâneo e inteligente".

"É muito simples e vai direto ao assunto, mantendo a essência e a magia. Diz mais sobre a textura e o toque do produto do que o leão rodeado de abelhas", acrescentou.

Outros, porém, incluindo vários comentadores cristãos, foram menos elogiosos. "Isto é o que acontece quando os gestores de marcas se envolvem: pegam numa história que sobreviveu dois mil anos e 'refrescam-na' (ou seja, deitam-na fora)", escreveu o autor Colin Freeman no X.

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