🟢🟡🔴 Google e Bing ainda não aplicaram a primeira medida de Montenegro para "transformar Portugal em quatro anos e meio"

CNN Portugal , DCT
5 abr, 10:46
Motores de pesquisa não mostram novo logotipo (DR)

Segundo o novo Executivo, repor o logotipo anterior usado na comunicação oficial do Governo é a primeira de um conjunto de medidas "para transformar estruturalmente Portugal nos próximos quatro anos e meio"

Os motores de pesquisa da Google e da Microsoft (o Bing, neste caso) continuam a mostrar o logótipo do Governo aprovado pelo Executivo de António Costa e não o recentemente recuperado pelo governo de Luís Montenegro. E é possível que assim se mantenha nos próximos dias: as mudanças feitas online podem, na verdade, demorar a ser atualizadas por estes motores de busca.

A imagem que surge a acompanhar a hiperligação de uma página num motor de busca tem o nome "favicon", que junta dois termos em inglês: favorite + icon, que é como quem diz ícone favorito. Assim que esta imagem é mudada num site, como o novo Governo já o fez, é preciso fazer algumas mudanças no código da página, de modo a que os motores de pesquisa consigam reconhecer essa nova imagem. Mas fica automaticamente atualizado no motor de busca? Não.

Como aparece no motor de pesquisa da Google (DR)

Tal como se lê na Central de Pesquisa do Google, uma página de suporte a criadores de sites, “o Google procura e atualiza o favicon sempre que rastreia” uma página inicial, mas se forem feitas mudanças no favicon e a entidade ou pessoa responsável pelo site quiser informar o Google sobre tal, deve “solicitar a indexação da página inicial do site”. No entanto, “as atualizações podem demorar alguns dias ou mais para aparecer nos resultados da pesquisa”, lê-se na página.

Como explica Lee Reichardt, especialista em desenvolvimento de páginas online e cofundador do site Rocketspark, “não há um prazo garantido” para quanto tempo pode demorar um site ou um novo conteúdo a aparecer nos resultados de pesquisa do Google. “Pode levar de horas a semanas”, escreve.

Como aparece no Bing, motor de pesquisa da Microsoft (DR)

E o mesmo acontece com o Bing, motor de pesquisa da Microsoft. Assim que for submetida uma nova imagem - que respeite os requisitos impostos -, “o Bing detetará automaticamente o favicon” e irá exibi-lo “nos resultados da pesquisa junto ao título e à descrição do site”. “No entanto, é importante observar que o favicon pode não aparecer imediatamente, pois o mecanismo de pesquisa do Bing pode levar algum tempo a atualizar o seu índice”, lê-se na página que explica o procedimento.

A reposição do logótipo da República foi anunciada há dois dias, na primeira conferência de imprensa do novo Conselho de Ministros. “Demos início aos trabalhos de um Governo que quer trazer uma mudança aos portugueses, com humildade e diálogo e com um horizonte de quatro anos e meio para uma transformação estrutural do país, com alteração do logótipo repondo símbolos essenciais da identidade, da história do país”, afirmou António Leitão Amaro, ministro da Presidência. “É a nossa primeira decisão e responde a um compromisso que tínhamos assumido.”

Governo

Mais Governo

Patrocinados