Tráfico humano: 33 menores retirados de academia em Famalicão

14 jun 2023, 20:03
Pasteleira afastou treinador acusado de abuso de menor

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras investiga infrações graves em instituição de Riba de Ave

A investigação sobre suspeitas de tráfico humano numa academia de futebol em Riba de Ave, no concelho de Famalicão, levou à retirada, por ordem judicial, 33 menores estrangeiros que foram desviados para instituições de acolhimento, segundo a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Em nota publicada na sua página oficial na internet, a procuradoria explica que os menores foram retirados «por se encontrarem em situação de perigo».

O caso foi despoletado na segunda-feira passada, quando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) promoveu buscas numa academia de futebol em Riba de Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, num contexto em que estará em causa o tráfico de seres humanos.

«Foram sinalizadas 47 vítimas de tráfico de pessoas, das quais 36 menores e 9 jovens adultos. Todos foram colocados sob proteção do Estado português. Os menores foram acolhidos em instituições da Segurança Social, por indicação da CPCJ e do Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Famalicão, nos termos do artigo 91.º da Lei de Proteção de Menores», explica o SEF. 

«No decorrer da operação, foram, ainda, constituídos arguidos dois cidadãos portugueses e cinco sociedades. No total foram identificados 85 estrangeiros (entre adultos e menores). No decurso das buscas foram apreendidos documentos, nomeadamente passaportes e cartões de residência que não estavam na posse dos seus titulares. Estiveram envolvidos na operação 52 elementos do SEF, acompanhados de uma magistrada do MP», acrescenta o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

As buscas do SEF estenderam-se à casa do presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Costa, que renunciou ao cargo nesta quarta-feira.

 

Relacionados

Patrocinados