Nas pausas do sonho europeu, o goleador sueco igualou o melhor registo da época, semanas antes do dérbi em Alvalade. Em todo o caso, Banza não tira o pé do acelerador e Mújica ambiciona corrigir o final de primeira volta de «seca».
A nove jornadas (e um jogo) de fechar contas, a corrida pelo trono do máximo artilheiro da Liga segue em aberto. Ainda que Gyökeres se tenha «descolado» de Banza na tarde de domingo, com o 19.º golo, desta feita em Arouca, a carga competitiva implicada sobre líder do campeonato – que divide aspirações com a Liga Europa – poderá pesar no fecho da época.
Ora, os leões recebem o Boavista, antes da pausa para as seleções e depois da visita à Atalanta. Na primeira volta, no Bessa, o sueco ficou em branco, ao cabo de 87 minutos.
Entre os adversários que o Sporting ainda defrontará, Gyökeres acumulou cinco golos em 10 partidas. De lembrar que o avançado também não marcou na receção ao Famalicão, Estrela da Amadora e Estoril, nem na visita ao Vitória de Guimarães e ao Desp. Chaves. Em todo o caso, anotou sete assistências nessas partidas.
O «artilheiro» dos leões leva três jogos consecutivos a marcar na Liga, igualando a melhor marca da época. São 19 golos em 23 jogos para o sueco, de 25 anos.
O calendário do Sporting
26.ª: Sporting-Boavista
27.ª: E. Amadora-Sporting
28.ª: Sporting-Benfica
29.ª: Gil Vicente-Sporting
30.ª: Sporting-V. Guimarães
31.ª: FC Porto-Sporting
32.ª: Sporting-Portimonense
33.ª: Estoril-Sporting
34.ª: Sporting-Desp. Chaves
*20.ª: Famalicão-Sporting, em atraso em data ainda a designar
A norte, Simon Banza, de 27 anos, ainda estará a lamentar o golaço anulado na visita ao Rio Ave. Com 18 golos no campeonato, o internacional pela República Democrática do Congo viu interrompida, em Vila do Conde, a série de quatro jogos a marcar na prova, com cinco golos.
Frente aos adversários que terá pela frente até ao fecho da Liga, Banza apenas não «molhou a sopa» na visita ao Arouca, nem na receção ao Benfica. Importa lembrar que o avançado desfalcou o Sp. Braga nos dérbi com o Vitória de Guimarães e na vista ao FC Porto, uma vez que já havia integrado o estágio da seleção, tendo em vista a participação na CAN 2024.
Assim, a média de Banza é melhor que a de Gyökeres, com 18 golos em 19 jogos.
O calendário do Sp. Braga
26.ª: Sp. Braga-Gil Vicente
27.ª: Portimonense-Sp. Braga
28.ª: Sp. Braga-Arouca
29.ª: Estoril-Sp. Braga
30.ª: Sp. Braga-Vizela
31.ª: Benfica-Sp. Braga
32.ª: Sp. Braga-Casa Pia
33.ª: Vitória Guimarães-Sp. Braga
34.ª: Sp. Braga-FC Porto
Por fim, e descendo um pouco no mapa, Rafa Mújica, do Arouca, fecha este pódio, com 16 golos. Entre 20 de janeiro e 12 de fevereiro, o avançado espanhol viveu a melhor fase da época, anotando cinco golos às custas de Estoril, Vizela, Portimonense e FC Porto.
Seguiu-se um interregno, na visita ao Casa Pia, antes de Mújica retomar a via dos golos, frente a Famalicão e Desp. Chaves. Ainda que tenha ficado em branco na receção ao Sporting, partida na qual o espanhol foi neutralizado por Diomande, Mújica anota 16 golos em 25 partidas.
Na reta final do campeonato, o «artilheiro» dos lobos quererá, certamente, melhorar os registos da primeira volta, uma vez que, em nove jogos, marcou cinco golos, concentrados em três jogos (Boavista, Gil Vicente e Estrela da Amadora).
Uma exibição ao seu melhor nível, combinada com uma jornada menos conseguida dos «rivais», poderá valer a Mújica o trono entre os goleadores. Aliás, a visita a Braga, na 28.ª jornada, poderá contribuir para esse «assalto».
Está nos pés, e na cabeça, deste espanhol, de 25 anos, que, lembre-se, conquistou a Youth League na «cantera» do Barcelona, em 2018, na companhia de Abel Ruiz.
O calendário do Arouca
26.ª: Moreirense-Arouca
27.ª: Arouca-Farense
28.ª: Sp. Braga-Arouca
29.ª: Arouca-Boavista
30.ª: Rio Ave-Arouca
31.ª: Gil Vicente-Arouca
32.ª: Arouca-Estrela da Amadora
33.ª: Benfica-Arouca
34.ª: Arouca-Vitória de Guimarães
Se no fim destas contas questiona quem almeja alcançar este trio, fique sabendo que Samuel Essende, do Vizela, leva 13 golos, mais um que Héctor Hernández (Desp. Chaves) e Rafa (Benfica).
Quanto aos donos do ataque do FC Porto, Evanilson lidera a contagem, com 10 golos em 20 partidas.