Liga reitera repúdio contra racismo e xenofobia

18 abr 2022, 19:43
Sede da Liga de Clubes, no Porto (Liga)

Comunicado após os insultos racistas a Sandro Cruz, jogador da equipa B do Benfica

Um dia após os insultos racistas dirigidos em Vila do Conde a Sandro Cruz, jogador da equipa B do Benfica, a Liga Portugal reafirmou em comunicado o «posicionamento de total repúdio por todo e qualquer ato de racismo ou de xenofobia» contrário aos valores do desporto.

O organismo presidido por Pedro Proença lembra que tem levado a cabo, juntamente com os clubes profissionais, iniciativas com o objetivo de prevenir comportamentos intolerantes praticados por quem, lê-se, «não é um verdadeiro adepto de futebol mas que dele se serve para fins alheios aos valores associados a uma competição saudável e agregadora de todos quantos encontram no futebol uma expressão livre de alegria e paixão».

«A articulação da Liga Portugal junto das autoridades competentes tem sido constante, quer junto das forças de segurança quer na constante monitorização e avaliação junto da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no desporto (APCVD) do contexto que serve de entorno a todas as competições. A defesa intransigente destes valores tem encontrando nos regulamentos das competições organizadas pela Liga Portugal respaldo reforçado, com agravamentos sancionatórios que punem de forma exemplar todos os comportamentos que não podem, em nenhuma circunstância, fazer parte deste espetáculo», acrescenta ainda a Liga.

Na mesma nota, a Liga entende que o futebol deve servir para amplificar a defesa dos valores de respeito e a convivência saudável entre quem está - jogadores, dirigentes, árbitros, adeptos, etc - dentro da comunidade desportiva.

Patrocinados