Presidente do Tondela diz que clube vai contestar suspensão de Petit

20 abr 2016, 17:37
Petit (Lusa)

Técnico dos viseenses foi punido com 25 dias. Só volta na última jornada se a decisão do Conselho de Disciplina se mantiver

O presidente do Tondela avançou que o departamento jurídico do clube vai contestar a suspensão de 25 dias imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a Petit.

«É uma injustiça e é no mínimo ridícula esta decisão! Já não há nada a fazer quanto ao jogo, já acabou, mas quanto ao castigo não posso concordar com ele: não pode haver dois pesos e duas medidas, comparando com outros treinadores que são mais do que reincidentes», referiu Giberto Coimbra em conferência de imprensa.

Para além do castigo de 25 dias, o técnico do Tondela foi ainda punido com uma multa de 1.530 euros. O dirigente dos viseenses apontou o dedo ao árbitro do jogo com o Sp. Braga, Tiago Antunes. Gilberto Coimbra considera que o juiz induziu em erro o Conselho de Disciplina, deturpando aquilo que diz ter realmente acontecido.

«É bom que se saiba e as imagens também o dizem, basta vê-las e ler os lábios daquilo que o Petit diz. Diz que o Petit gesticulou tremendamente, com palavras cheias de ofensas ao quarto árbitro, quando ele nem chega a tirar as mãos dos bolsos», sustentou.

Gilberto Coimbra exigiu que o Tondela tenha o mesmo tratamento, em termos legais, que clubes como Benfica, Sporting, FC Porto ou Sp. Braga

«O senhor doutor Pedro Proença já tinha dito que está a pensar tomar posição sobre a vergonha que o nosso futebol está a passar, sobretudo naquilo que se diz todos os dias, com insultos do dirigismo. O senhor doutor Pedro Proença tem de ter muito cuidado, pôr ordem e mão nisto enquanto é tempo, para que clubes como o Tondela ou do mesmo nível sejam tratados de igual forma relativamente a outros», acrescentou.

O presidente do Tondela criticou ainda o facto de ter sido nomeado um árbitro da Associação de Futebol de Coimbra para o encontro com os bracarenses, dizendo-se «arrependidíssimo» por não ter falado da nomeação de Tiago Antunes antes do jogo. «Eventualmente não estaria aqui a discutir as falhas se o árbitro fosse de Braga, Viana ou Algarve. O que é certo é que é de Coimbra e se foi por falha ou não, só ele saberá.»

Refira-se que Petit foi suspenso por 25 dias ao abrigo 136.20 do Regulamento Disciplinar, que dá conta da «lesão da honra e reputação», num castigo agravado por ser reincidente.

Jorge Jesus, o outro treinador expulso do banco de suplentes nesta jornada, escapou com uma multa de 192 euros. O castigo aplicado ao técnico dos leões foi analisado à luz do artigo 140.20, relativo a protestos contra a equipa de arbitragem.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados