Benfica: histórico contra belgas sorri às águias antes de duelo inédito

7 nov 2022, 13:12
Benfica-Standard Liège (José Sena Goulão/LUSA)

Águias vão defrontar o Club Brugge pela primeira vez em jogos oficiais. Equipa portuguesa só perdeu quatro vezes em 21 jogos contra equipas belgas, mas uma delas custou um título europeu

O sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões ditou que o Benfica vai ter pela frente o Club Brugge, naquele que será o primeiro frente a frente destas duas equipas centenárias em jogos oficiais, se excetuarmos um duelo (não oficial) em agosto de 1986 a contar para o Torneio Internacional da Cidade de Lisboa, que as águias venceram por 3-0.

O histórico de confrontos diante de equipas belgas é amplamente favorável ao Benfica, que em 21 jogos venceu 12, empatou cinco e perdeu quatro, com um registo de 34 golos marcados e 19 sofridos.

Os duelos europeus diante de equipas deste país começaram em 1982/83, época em que os encarnados arrancaram dois triunfos sobre o Lokeren nos 16 avos de final da então Taça UEFA (hoje Liga Europa). Na final, o Benfica, então orientado pelo jovem Sven-Goran Eriksson, voltou a defrontar um conjunto belga: perdeu fora, empatou depois em casa e perdeu a Taça UEFA para o Anderlecht.

Em fases a eliminar, como esta, o Benfica saiu por cima em quatro ocasiões, tendo ficado pelo caminho noutras duas. O último «mata-mata» aconteceu em 2004/05 na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Anderlecht, que perdeu 1-0 em Portugal, mas vingou-se duas semanas depois em Bruxelas (3-0) e empurrou as águias de Trapattoni para a Taça UEFA.

Esse foi o único embate de Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus diante de equipas belgas do qual as águias saíram a lamentar-se: em 1988/89 e em 1994/95 afastaram o Anderlecht nos quartos e nos 16 avos de final da prova, respetivamente, e em 2013/14 voltaram a bater o emblema de Bruxelas duas vezes na fase de grupos.

Nos últimos cinco confrontos contra belgas, o Benfica levou a melhor em quatro: Beveren (uma vitória num jogo em 2004/05), Anderlecht (duas vitórias em dois jogos em 2013/14) e, por fim, Standard Liège, que bateu por 3-0 em 2020/21 na fase de grupos da Liga Europa, tendo empatado depois a dois golos.

Relacionados

Champions

Mais Champions

Patrocinados