UEFA suspende quarto árbitro do PSG-Basaksehir mas descarta racismo

8 mar 2021, 16:50

Sebastian Constantin Coltescu suspenso até final da época

A UEFA decidiu suspender o quarto árbitro do polémico PSG-Basaksehir da Liga dos Campeões, Sebastian Constantin Coltescu, que utilizou o termo «negro» para identificar Pierre Webó, treinador-adjunto da equipa turca.

Apesar da suspensão, o comunicado da UEFA sustenta que a decisão está relacionada com o incumprimento da obrigação de ter um comportamento apropriado, e não com racismo.

O romeno Sebastian Coltescu está impedido de desempenhar qualquer papel na arbitragem até final da época. Para além disso terá de frequentar um programa educacional.

A UEFA decidiu ainda aplicar uma repreensão ao árbitro principal do encontro, Octavian Sovre, também romeno, que terá igualmente de participar num programa educacional.

Na sequência da análise a este caso, o organismo europeu também assume que as equipas de arbitragem devem formação específica e adequada para escolher a melhor forma de comunicar, especialmente no contexto internacional.

De referir ainda que Pierre Webó, cuja expulsão deu origem ao incidente, foi suspenso por um jogo, por comportamento inapropriado.

Patrocinados