Homem queixava-se de comichão no ouvido há cinco dias
Chegou ao hospital com “dor, comichão e uma hemorragia no ouvido esquerdo”. Um quadro que se estendia há cinco dias, e que os médicos do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, começaram por suspeitar ser uma otite. Mas a causa do problema era bem diferente.
Este português de 64 anos tinha, afinal, o canal auditivo infestado por larvas carnívoras. O caso é de tal forma singular que mereceu uma publicação no New England Journal of Medicine, em que os médicos Catarina Rato e Gustavo Lopes relatam a situação singular.
Chegado às urgências, o homem, que não foi identificado, acabou por ter um diagnóstico bem diferente do que estaria à espera: o otorrinolaringologista que o viu descobriu uma dezena de larvas no ouvido do paciente.
A acompanhar o artigo científico vem um vídeo em que se podem ver os vermes a bloquearem o canal auditivo. Ao tentar retirar as larvas do local, a médica acabou por descobrir que parte do tímpano do homem tinha sido perfurado pelos insetos.
Tiradas todas as larvas do local o homem teve de ser higienizado, tendo-lhe sido administradas gotas antibióticas. Adicionalmente foi-lhe receitado um antibiótico por via oral para combater uma eventual infeção.
O mesmo artigo científico refere ainda que os vermes em questão eram da espécie Cochliomyia hominivorax, uma larva de mosca parasítica que é conhecida por comer tecidos de animais. Estes insetos, depois de eclodirem, devoram a pele e outros tecidos de animais de sangue quente, onde as fêmeas depositam os ovos. Em casos extremos, e se não for tratada convenientemente, esta situação pode levar à morte de um ser humano.