É o segundo caso em poucos dias a envolver fotos manipuladas pela família real
Há uma nova fotografia da princesa de Gales que foi "melhorada digitalmente na origem". Depois da polémica com a fotografia do dia da Mãe, a Getty Images analisou a fotografia divulgada pelos príncipes de Gales a 21 de abril de 2023 para assinalar o que teria sido o 97.º aniversário da rainha Isabel II.
A fotografia, tirada em Balmoral em agosto de 2022, foi agora assinalada pela Getty Images como “manipulada”.
"A Getty Images reviu a imagem em questão e colocou uma nota do editor, afirmando que a imagem foi melhorada digitalmente na origem", afirmou um porta-voz da agência de fotografia citado pelo The Guardian.
Entre algumas das discrepâncias da fotografia estão sombras, o tartan da saia da rainha e uma mancha no colarinho do príncipe George.
A análise à fotografia foi feita depois de Kate Middleton - que foi filmada este fim de semana em Windsor com o príncipe William - ter confirmado que editou digitalmente a imagem divulgada pelos príncipes de Gales para assinalar o dia da mãe no Reino Unido. Várias agências de fotografia retiraram a imagem de circulação por a mesma ter sido manipulada. A fotografia mostra Kate Middleton com os filhos, os príncipes George, Charlotte e Louis, em Windsor, numa imagem que terá sido captada pelo príncipe William e que é a primeira imagem oficial divulgada pela família real desde que a princesa foi submetida a uma cirurgia abdominal em janeiro.
Segundo a CNN, que analisou a imagem, foram identificadas pelo menos duas áreas que parecem mostrar alguns indícios de potencial manipulação: o punho da manga da camisola da princesa Charlotte e um fecho de correr no lado esquerdo do casaco da princesa de Gales.
Também as agências de notícias internacionais dizem ter encontrado provas de manipulação. A Associated Press (AP) alega que "numa inspeção mais atenta, verifica-se que a fonte manipulou a imagem", enquanto a Agence France-Presse anunciou que tinha retirado a fotografia devido a "uma questão editorial". "Descobriu-se que a fotografia distribuída hoje pelo Palácio de Kensington da Princesa de Gales e dos filhos tinha sido alterada e, por isso, foi retirada dos sistemas da AFP", lê-se na nota enviada aos clientes.
Tal como a CNN, a Reuters e a Associated Press também notaram que a manga da camisola da princesa Charlotte mostrava indícios de ter sido manipulada ou alterada, com a Reuters a dizer que a manga não estava corretamente alinhada, sugerindo que a imagem tinha sido alterada, sem no entanto conseguir determinar imediatamente como, porquê ou por quem foi feita a alteração.
A AP apontou ainda para "uma inconsistência no alinhamento" da mão de Charlotte, acrescentando que a imagem tinha sido manipulada "de uma forma que não cumpria os padrões fotográficos da AP".