Sócrates passa temporadas no Brasil sem avisar o tribunal

18 mai 2022, 18:11
José Sócrates: "Não é normal um tribunal comportar-se como se tivesse acima da lei"

Vídeos retirados de conferências mostram ausências prolongadas no Brasil. Ex-primeiro-ministro já reagiu

José Sócrates estará em falta com a justiça ao não comunicar ao tribunal as suas ausências do país por mais de cinco dias, algo a que a lei obriga para os arguidos sujeitos à medida de coação mais ligeira de termo de identidade e residência. 

Em causa, segundo a revista Visão desta semana, estão as frequentes viagens do antigo primeiro-ministro ao Brasil, onde, de resto, se encontrará atualmente sem que tenha informado o Tribunal de Lisboa - onde corre o processo da operação Marquês em que Sócrates é o principal  arguido.

A Visão demonstra, com recurso a vídeos retirados de conferências na Internet em que José Sócrates intervém (pode vê-los no fim deste texto), pelo menos duas dessas ausências prolongadas no Brasil. 

De resto, a Visão também revela que o antigo governante se candidatou em São Paulo a fazer um doutoramento em Relações Internacionais na Universidade Católica, tendo sido aceite.

Entretanto, José Sócrates já reagiu numa breve nota: "O tribunal tem a minha morada. Não mudei de endereço pessoal, razão pela qual não me sinto obrigado a comunicar ao tribunal nada mais que não seja o meu termo de residência. Agradeço o interesse com que alguns jornalistas seguem a minha vida privada mas não pretendo discuti-la com estranhos. Sete anos de devassa judicial bastaram".

1º vídeo - 21 março de 2022

2º vídeo - abril de 2022

07m50s - Sócrates diz que é extraordinário estar a falar com o Boaventura de Sousa Santos, ele em São Paulo e Boaventura em Coimbra

1h12m30s - Boaventura de Sousa Santos pergunta se o Sócrates vai ficar mais tempo no Brasil. Ele responde "mais duas semanas"

3º vídeo - 16 de maio de 2022

Logo no início ( 40 segundos), José Sócrates diz que está em São Paulo

País

Mais País

Patrocinados