Búlgaro perde medalha de prata por doping

20 set 2000, 13:00

Mais dois casos nos Jogos Olímpicos

A alegria de conquistar uma medalha de prata durou muito pouco para o haltereofilista búlgaro Ivan Ivanov. O vice-campeão olímpico viu hoje ser-lhe retirada a medalha conquistada no passado sábado na categoria de 56 Kg, depois de ter acusado diuréticos nos testes anti-doping. 

A desclassificação de Ivanov permitiu ao chinês Wu Weining receber a medalha de prata e ao sul-coreano Kyu-Dong Hwang, quarto classificado, a medalha de bronze. 

Outro atleta foi hoje afastado da competição por acusar positivo nos testes de doping. O bielorrusso Vadim Devyatovsky, lançador de martelo, revelou nandrolona na urina num exame realizado fora da competição, na Aldeia Olímpica. 

Ivanov é o primeiro atleta olímpico a ser detectado com doping em competição. No entanto, ao quinto dia, já oito casos de doping foram revelados nos Jogos Olímpicos de Sydney, que são os primeiros a introduzir análises ao sangue para detectar substâncias proibidas. Os testes começaram a 2 de Setembro e envolveram, até ao momento, cerca de 855 atletas.

Patrocinados