Mas quem é Kamila Valieva? A história de um histórico salto quádruplo

7 fev 2022, 17:02

É patinadora, tem 15 anos e 1,55 metros. O que ela fez nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, nunca tinha sido feito - nem em Pequim nem no mundo inteiro

Kamila Valieva é por estes dias um dos nomes mais falados nos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam em Pequim. Kamila é uma patinadora russa de 15 anos e tornou-se a primeira mulher a executar com sucesso um salto quádruplo em competição.

Apesar de a manobra ser inédita, a coreografia da atleta não tinha apenas um salto quádruplo mas sim três, dois dos quais foram executados na perfeição e apenas o último acabou por falhar no regresso ao solo.

O programa de Kamila arrecadou um total de 178.92 pontos - 30 pontos acima da opositora japonesa Kaori Sakamoto, que alcançou a segunda melhor pontuação - e acabou por garantir a medalha de ouro para o Comité Olímpico Russo (ROC no acrónimo em inglês) na prova de estilo livre de equipas..

“Estou mais do que feliz. Este é um sentimento fantástico. Sinto o peso da responsabilidade, mas acabei por sair vencedora”, explicou Kamila Valieva após conseguir executar a manobra nunca antes vista na patinagem feminina.

Mas quem é Kamila Valieva?

Nasceu a 26 de abril de 2006 na cidade russa Kazan. Aos seis anos mudou-se para Moscovo, onde ainda vive. Agora, com 15 anos e cerca de 1,55 metros, explica que o seu grande objetivo sempre foi sagrar-se campeã olímpica. “Quando tinha três anos pedi um desejo: tornar-me campeã olímpica. O meu sonho de criança realizou-se”, referiu à organização olímpica.

Valieva está pela primeira vez numa competição olímpica e garante que não esquece as prestações de "Evgenia Medvedeva e a Alina Zagitova nos jogos da Coreia do Sul" (em Pyeongchang, no ano de 2018): "Agora é a minha vez de experimentar estas emoções”

Na primeira temporada como patinadora adulta, Kamila não esconde a "pressão" nem o "peso da responsabilidade" que sente sobre os ombros. Ainda assim, confessa que acredita que as circunstâncias a estão a "ajudar" e fazem "tentar chegar mais longe". 

A estreia olímpica dificilmente poderia ter sido melhor. Diz que "estava nervosa", algo que se desvaneceu assim que pisou "o gelo e começou a patinar bem". Valieva considera que teve "pleno controlo da coreografia e o resultado foi o que queria". A inspiração, de acordo com a própria, advém da avó já falecido. “Foi bastante avassalador. Estava muito nervosa mas estava feliz e acabei por conseguir executar todos os elementos da coregrafia bem.”

Kamila é agora a favorita a vencer a medalha de ouro na competição a solo feminina, algo que seria mais um ponto alto da fenomenal linhagem de patinadoras russas que tem vindo a marcar toda a história dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O salto quádruplo foi uma manobra vista pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1988, executada pelo patinador canadiano Kurt Browning. Já a última vez que foi efetuada com sucesso foi em 2016 pelo japonês Yuzuru Hanyu.

Desporto

Mais Desporto

Patrocinados