Rendeiro foi detido na África do Sul: «Não estava à espera»

11 dez 2021, 10:16
João Rendeiro

Polícia Judiciária explica que ex-banqueiro vivia na «zona mais rica» de Joanesburgo

João Rendeiro foi detido, anunciou a Polícia Judiciária, neste sábado.

O ex-banqueiro, sobre quem pendia um mandado de detenção internacional, foi detido na África do Sul, de acordo com a CNN Portugal.

João Rendeiro anunciou, a 28 de setembro, que estava fora de Portugal e que não tencionava voltar, depois de ter sido condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada.

As autoridades portuguesas já tinham emitido dois mandados de detenção, europeu e internacional, para o antigo presidente do BPP, para que o ex-banqueiro cumprisse a medida de coação de prisão preventiva.

Num artigo publicado no seu blogue Arma Crítica, João Rendeiro escreveu que não pretendia regressar a Portugal por se sentir injustiçado e que iria recorrer a instâncias internacionais, avançando ter pedido ao advogado para comunicar a decisão à justiça portuguesa e diz que se tornou “bode expiatório de uma vontade de punir os que, afinal, não foram punidos”.

Em conferência de imprensa, o Diretor nacional da Polícia Judiciária explicou que o Rendeiro «entrou na África do Sul a 18 de setembro», que vivia na «zona mais rica» de Joanesburgo.

«João Rendeiro usou meios tecnológicos mais avançados, que custam uma exorbitância, para não ser detetado. «Quando deu a entrevista à CNN Portugal fe-lo de uma forma encriptada, que não permitia localizá-lo», explicou Luís Neves, adiantando que o antigo banqueiro foi detido às 7 da manhã e que se mostrou surpreendido: «Não estava à espera.»

Patrocinados