Turista tentou comer e beber numa fonte, mas acabou multado por desrespeitar as regras

CNN Portugal , FMC
10 set, 20:34
Fontana dei Catecumeni, em Roma, Itália (CNN Internacional)

Autoridades da cidade afirmam que o homem desrespeitou as leis de "decoração ambiental" que visam a proteção de estátuas, fontes e monumentos

Um turista norte-americano vai ter de pagar uma multa de cerca de 450 euros por ter tentado comer e beber sentado numa das fontes de Roma. 

Por volta das 01:00, o homem, de 55 anos, levou um snack e sentou-se junto à Fontana dei Catecumeni. As autoridades da cidade rapidamente avistaram o sucedido e intervieram, alegando que o turista estava a desrespeitar as leis da cidade que visam proteger os monumentos, estátuas e fontes, noticiou a CNN Internacional

Em causa está a regra italiana de tentar manter "uma decoração ambiental" da cidade face ao turismo excessivo. As mais variadas e históricas fontes são amplamente protegidas desde a década de 1970, sendo que em 2019 a autarquia endureceu as medidas.  

A Câmara Municipal de Roma introduziu a lei da "decoração" para "lidar com vários aspetos da vida da cidade, com particular atenção no respeito pela herança artística e cultural da cidade". 

A fonte centenária, uma das muito protegidas, foi construída entre 1588 e 1589 pelo arquiteto e escultor Giacomo della Porta, tendo sido restaurada em 1997.  

Ao turista em causa foi-lhe aplicada uma multa, mas as autoridades podem ainda banir pessoas de uma determinada área durante 48 horas, sendo que para reincidentes o banimento pode estender-se por 60 dias. 

Num comunicado emitido pelas autoridades da cidade, só no último fim de semana, estiveram em curso mais de 300 operações de fiscalização como forma de controlar comportamentos considerados ilegais. As inúmeras regras em vigor limitam o volume de música tocada nos bares, proíbem comer e beber nas ruas ou dar mergulhos nas fontes. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados