Refugiada iraniana libertada após nove anos de detenção na Austrália

27 dez 2021, 19:55
Masoumeh Torkpour e o filho, Daniel
Masoumeh Torkpour e o filho, Daniel

Masoumeh Torkpour era inelegível para um visto permanente no país por causa de duas condenações judiciais

PUB

Uma refugiada iraniana foi libertada após nove anos num centro de detenção para imigrantes na Austrália, noticiou o The Guardian. Masoumeh Torkpour, de 61 anos, viu ser-lhe atribuído um visto temporário de três anos. Tinha estado detida desde que fugiu do Irão, em 2011, e está agora provisoriamente alojada num hotel na cidade de Melbourne.

A história de Torkpour enquanto refugiada remonta há mais de 30 anos. A primeira fuga do Irão deu-se em 1989, tendo conseguido obter asilo no Canadá dois anos depois. Foi condenada a quatro anos de cadeia por um incidente doméstico, no qual esfaqueou uma mulher que encontrou na cama com o marido.

PUB

O episódio resultou na recusa da atribuição de um visto permanente pelo Canadá. Torkpour voltou ao Irão em 2005, para cuidar do pai, mas foi novamente detida, desta vez por ter fugido do país de forma ilegal.

Já na Austrália, e enquanto estava sob detenção, Torkpour viu-lhe ser concedido em 2018 o estatuto de refugiada mas negado o pedido de asilo permanente com base no resultado de testes de carácter. Além da condenação no Canadá, durante a detenção na Austrália foi condenada a dois meses de prisão por cuspir e morder funcionários do centro onde estava, numa disputa relacionada com acesso a comida e a telemóveis.

PUB
PUB
PUB

Ao The Guardian, Torkpour revelou os seus maiores desejos agora que está novamente em liberdade. “A prisão impediu-me durante anos de acender uma vela. Finalmente poderei comprar uma vela para acender no Natal em honra de Maria, que também era solitária”, afirma. “Durante anos fui rotulada 'perigosa' e 'rejeitada'. Mas o meu coração espera que, após 11 anos, 2022 traga o meu filho Daniel do Canadá para os meus braços.”

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados