Sobe para 34 número de mortos de desabamento de edifício no Irão

Agência Lusa , AM
31 mai 2022, 07:59
Desabamento de prédio no Irão (Organização do Crescente Vermelho Iraniano)

Parte do edifício Metropol, com dez andares, desabou a 23 de maio

Equipas de resgate encontraram esta terça-feira mais um corpo nos escombros de um prédio que desabou em 23 de maio no sudoeste do Irão, elevando o número de mortos para 34, disseram as autoridades locais.

"O número total de vítimas é de 34, com a descoberta de um novo corpo esta manhã", disse o governador da cidade de Abadan, Ehsan Abbaspour, citado pela agência oficial de notícias iraniana Irna.

É um dos maiores desastres a afetar o Irão nos últimos anos.

Parte do edifício Metropol, com dez andares, que estava ainda em construção em Abadan, uma das principais cidades da província do Cuzistão, desabou em 23 de maio.

No domingo, dia de luto pela tragédia, a polícia antimotim usou bastões e lançou granadas de gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes que vaiaram o 'ayatollah' Mohsen Heidari Alekasir um enviado a Abadan do líder supremo iraniano, 'ayatollah' Ali Khamenei.

Na sexta-feira, centenas de pessoas tinham marchado pelas cidades do Cuzistão para lamentar as vítimas e exigir ações legais contra os responsáveis pela tragédia, segundo a imprensa local.

A justiça regional disse ter detido 13 pessoas, incluindo o autarca de Abadan e dois ex-autarcas, o empreiteiro que supervisionava as obras e o proprietário do edifício em construção.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados