FIFA: interrogados vários elementos do comité executivo

31 mai 2015, 16:24
Eleições da FIFA em Zurique (EPA)

Joseph Blatter também pode ser chamado no futuro

Vários elementos do Comité Executivo da FIFA foram ouvidos pela justiça suíça, sendo que Joseph Blatter, presidente do organismo que tutela o futebol mundial, também poderá ser interrogado no futuro, avança a Agência France Press citando um porta-voz do Ministério Público Suíço.

«O gabinete do Ministério Público interrogou os membros do Comité Executivo da FIFA que votaram em 2010 [na atribuição dos Mundiais 2018 e 2022], que continuam em funções e não são residentes suíços», disse André Marty.

Os setes responsáveis da FIFA que não cumprem os requisitos são Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana, o espanhol Angel Maria Villar, o belga Michel D'Hooge, o turco Senes Erzik, o cipriota Marios Lefkaritis, o egípcio Hany Abo Rida e Vitaly Mutko, ministro dos Desportos da Rússia.

Blatter, Jérôme Valcke e Michel Platini são os outros três membros do atual Comité Executivo que votaram em 2010 e vivem na Suíça.

Segundo o porta-voz do Ministério Público suíço, estes dirigentes foram ouvidos como «pessoas suscetíveis de fornecer informações» para a investigação sobre a atribuição dos Mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e ao Qatar.

O inquérito foi aberto há sensivelmente dois meses, após uma queixa da FIFA, mas apenas se ficou a saber da sua existência após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados