As cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de 2028

16 out 2023, 11:12
Jogos Olímpicos: anéis olímpicos em Sapporo, Japão (AP/Hiro Komae)

Inclusão de críquete, squash, basebol/softbol, lacrosse e flag-football foi aprovada nesta segunda-feira

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou, esta segunda-feira, em sessão plenária, a entrada das modalidades de críquete, squash, basebol/softbol, lacrosse e flag-football (uma variante do futebol americano) no programa dos Jogos Olímpicos Los Angeles2028.

Em Mumbai, na Índia, a entrada das cinco modalidades, votada em conjunto, obteve apenas dois votos negativos dos cerca de 90 representantes dos comités nacionais presentes na assembleia geral.

A entrada das cinco modalidades foi proposta pelos organizadores dos Jogos Olímpicos Los Angeles2028 e aceite pela comissão executiva do COI na sexta-feira.

Das cinco modalidades propostas pelos organizadores de Los Angeles2028, o críquete, desporto rei na Índia e jogado sobretudo nos países da Commonwealth, já tinha tido presença na edição de 1900, em Paris.

O basebol/softbol regressará ao programa olímpico - não vai estar em Paris2024 - depois de ter sido disputado em Tóquio2020, assim como o lacrosse, que esteve presente em St. Louis1904 e Londres1908.

O flag-footbal e o squash, populares nos Estados Unidos, vão fazer a sua estreia.

A presença do boxe, que ainda não tem uma federação internacional reconhecida pelo COI, será decidida mais tarde, ao contrário do pentatlo moderno, que deverá trocar a corrida de cavalos por um percurso de obstáculos, e do halterofilismo, uma vez que a comissão executiva propôs a sua inclusão em Los Angeles2028.

Assim, serão 35 as modalidades disputadas em Los Angeles. Trata-se de novo recorde. Em relação a Paris2024, apenas o breaking estará de fora, como já tinha sido anunciado no início de 2022.

Relacionados

Patrocinados