Peru: árbitro anula golo depois de consultar imagens em pleno jogo

28 out 2003, 09:06

Caso polémico viola ditrectrizes da FIFA Um árbitro do Peru anulou um golo depois de consultar imagens, a partir de uma câmara de televisão, no decorrer de um jogo.

Um árbitro do Peru anulou um golo depois de consultar imagens, a partir de uma câmara de televisão, no decorrer de um jogo. Aconteceu no decorrer do jogo entre o Sporting Cristal e Sport Boys quando, a poucos minutos do intervalo, um avançado da equipa da casa rematou à baliza e o guarda-redes afastou a bola para o seu poste direito. O árbitro auxiliar correu de imediato para o centro do terreno, dando a indicação de golo.

A confusão instalou-se de imediato. Enquanto os adeptos do Sp. Cristal faziam a festa nas bancadas, os jogadores do Sport Boys cercaram Riera, defendendo que a bola não chegara a entrar na baliza. Entretanto, no meio do caos, o árbitro auxiliar correu até uma câmara digital, da televisão que estava a gravar a partida, e confirmou que a bola não tinha chegado a ultrapassar a linha fatal. Sem dúvidas, Riera anulou o golo e decidiu-se pela bola ao ar. Foi a vez dos jogadores do Sp. Cristal cercarem o juiz e pedir-lhe explicações.

Uma decisão polémica, uma vez que a FIFA não permite que os árbitros recorram a imagens televisivas para tomarem decisões sobre o que acontece dentro das quatro linhas, mesmo que a medida possa evitar erros. O Sp. Cristal acabou por perder o jogo por 2-4, mas o caso deverá seguir agora para os tribunais.

Patrocinados