Mais manifestações racistas na Europa

23 ago 2000, 21:05

Adeptos ingleses, jugoslavos e franceses em causa

Nos últimos dias várias ondas de racismo e comportamentos neo-nazis têm voltado ao mundo do futebol europeu. Hoje houve novas manifestações. Em Munique, Alemanha, a polícia prendeu 13 adeptos do Leeds United que se preparavam para assistir ao jogo com o TSV Munique, para a Liga dos Campeões, por realizarem saudações e cânticos nazis. 

O grupo, constítuido por homens com idades entre os 19 e os 44 anos, ficará detido até ao fim do jogo. As autoridades têm receio das acções dos ingleses contra os turcos que vivem na Alemanha, como já aconteceu no jogo com o Galatasaray, para as semi-finais da Taça UEFA. 

Em Belgrado, capital da Jugoslávia, a polícia sérvia deteve na semana passada, vários adeptos do Estrela Vermelha para interrogatório, a fim de evitarem distúrbios no jogo de hoje com o Dynamo de Kiev, para a Liga dos campeões. 

Os dirigentes do clube querem impedir que se repitam os incidentes de 26 de Julho, no jogo com o Torpedo Kutaisi, onde 20 pessoas ficaram feridas e 150 foram presas durante manifestações anti-governamentais dos adeptos do Estrela Vermelha. 

Em França, o Estrasburgo apelou à justiça francesa, para evitar que as ameaças de que foi alvo o treinador Claude Le Roy se voltem a repetir. A policia já abriu um inquérito para apurar os autores das cartas e dos graffitis insultuosos no estádio, que diziam ao técnico, entre outras coisas, «para voltar para África». A comissária dos direitos do Homem da ONU já revelou a sua indignação e solidariedade com o treinador francês.

Mais Lidas

Patrocinados