Goleada de 22-0 não agrada a seleccionador australiano

9 abr 2001, 18:26

Frank Farina defende um novo formato para a Oceania A Austrália venceu um novo recorde de golos marcados numa só partida ao vencer o Tonga por 22-0, num jogo de qualificação para o Mundial-2002. No entanto, o seleccionador australiano, Frank Farina, não ficou satisfeito e pediu uma revisão do formato da fase de qualificação.

A Austrália estabeleceu hoje um novo recorde de golos marcados numa só partida ao bater o Tonga por 22-0, num encontro de qualificação para o Mundial-2002. O seleccionador australiano Frank Farina considera que estes jogos não benificiam o futebol e pede uma revisão do formato da fase de qualificação da zona da Oceania. 

«Não temos nada a ganhar com estes resultados. Foi demasiado embaraçoso, ninguém venceu», referiu Farina que diz não dar importância aos protestos dos técnicos dos clubes europeus que não gostam de dispensar os seus jogadores para jogos com estas características porque trata-se de um jogo de qualificação para o Campoenato do Mundo. 

O seleccionador do Tonga, Gary Phillips não é da mesma opinião. Phillips lamentou que a Austrália recorresse a jogadores que jogam em campeonatos estrangeiros para defrontar o Tonga, que ocupa a 185ª posição no ranking da FIFA. «Não encontro explicação para estas «estrelas» regressarem à Austrália para jogar contra nós», disse Phillips. 

Ao intervalo a Austrália já vencia por 10-0 e, até ao final da partida, o avançado John Aloisi, do Coventry, marcou seis golos, dois «hat-tricks». Na quarta-feira está em prespectiva um novo recorde, já que a Austrália vai receber a Samoa Americana, que está qualificada como a pior selecção do ranking da FIFA, na 203ª posição. 

O vencedor do torneio da Oceania terá ainda de disputar um «play-off», em Novembro, com o quinto classificado do torneio da América do Sul para lutar por uma vaga na fase final no Mundial-2002.

Mais Lidas

Patrocinados