Figo leva UEFA a repensar sistema de suspensões

9 mar 2001, 21:21

Organismo que rege futebol europeu quer acabar com cartões «cirúrgicos» O cartão amarelo mostrado ao português Luís Fígo no encontro Real Madrid-Leeds leva a UEFA a repensar o sistema de suspensões por cartões amarelos. Comité Disciplinar vai enviar requerimento à Comissão Executiva da UEFA para legislar novo sistema para as partidas das competições europeias.

A acção do português Luís Figo, que forçou deliberadamente a exibição do cartão amarelo por parte do árbitro Rysjzard Wojcik, durante o encontro Real Madrid-Leeds United, levou a UEFA a repensar o sistema de suspensões por acumulação de cartões amarelos. 

Apesar de ter perdoado o internacional luso, livrando-o de uma suspensão maior, o Comité Disciplinar do organismo que rege o futebol europeu anunciou que irá enviar um requerimento à Comissão Executiva da UEFA, para que esta legisle um novo sistema de suspensões em jogos da competições europeias, face à prática generalizada de comportamentos como os de Figo. 

Um dos sistemas possíveis de adoptar é o britânico, no qual as suspensões não têm efeito imediato, pois os jogadores normalmente só são punidos entre 15 a 20 dias após o jogo que deu origem à punição. Esta medida dificultaria o planeamento cirúrgico das suspensões a coincidir com jogos de menor importância, algo que a maioria dos clubes europeus já vai efectuando com grande regularidade.

Mais Lidas

Patrocinados