Sagnol racista? «Não contrato jogadores africanos»

5 nov 2014, 18:01
Makelele e Sagnol (Reuters)

Treinador do Bordéus sugere que africanos não têm técnica, inteligência e disciplina

Willy Sagnol, antigo internacional francês e atual técnico do Bordéus, está envolvido numa polémica no seu país por causa de uma entrevista ao jornal local «Sud-Ouest», em que explicou por que não escolhe jogadores africanos na hora de contratar.
 
O Bordéus
possui alguns jogadores desse continente e Sagnol arrisca ficar sem eles durante o próximo Campeonato Africano das Nações (CAN), em janeiro, apontando esse como um dos motivos para não os contratar.
 
«A vantagem do jogador africano é que não é caro, está pronto para a luta e é potente no terro. Mas o futebol é mais que isso. Também é técnica, inteligência e disciplina», afirmou. Ainda no seguimento disse preferir «jogadores nórdicos» por terem «uma boa mentalidade».
 
Estas declarações geraram uma onda de protestos nas redes sociais e chegaram à LICRA (Liga Contra o Racismo e Antissemitismo), que as considerou de um «racismo ordinário e banalizado no futebol». A Associação cessou, ainda, a colaboração que tinha com o Bordéus.
 
Liliam Thuram, antigo companheiro de Sagnol na seleção francesa
, lamentou as declarações do colega. «Durante anos, ele jogou na seleção com futebolistas de origem africana e pôde constatar que alguns são inteligentes, alguns são disciplinados e alguns são tecnicistas. É um pena vê-lo dizer isto», lamentou.
 
O Bordéus já reagiu dizendo que as declarações do seu treinador foram mal interpretadas e anunciando o apoio a Sagnol.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados