Clássicos, recordes a cair e Bernardo Silva a fechar

15 dez 2014, 10:39
Monaco-Marselha (EPA/ Sebastien Nogier)

Um fim de semana de futebol internacional com muito que contar

Um fim de semana de futebol internacional com muito que contar, a fechar com um grande golo do português Bernardo Silva no jogo grande da ronda em França, o Mónaco-Marselha. Mas houve mais: clássicos, recordes a cair e emoções fortes.

Em Inglaterra, o clássico que marcava a ronda, um Manchester United-Liverpool ao almoço de domingo, confirmou tendências. O Manchester United a subir, depois de um arranque de época irregular e condicionado por muitas lesões: vai na sexta vitória seguida, isolado no terceiro lugar, a cinco pontos do City no segundo e a oito do Chelsea. E o Liverpool a arrastar-se, incapaz de confirmar as boas indicações que deu na época passada. Este é o pior arranque dos «reds» em cinco anos.

Rooney, Mata e Cahill marcaram os golos do United, que ainda pode agradecer a De Gea: no fim de contas, foi o guarda-redes espannhol o homem do jogo.



No final, Van Gaal assumiu a responsabilidade de De Gea no resultado e evitou comentar se o Manchester United estava na rota do ataque ao título, com esta recuperação. Mas não resistiu a um desabafo de felicidade, a gozar o momento.
 


No sábado, o Chelsea tinha mantido distâncias, com uma vitória sobre o Hull City que representou 400 pontos ganhos na Premier League para José Mourinho, ao fim de 174 jogos. Como termo de comparação, Alex Ferguson apenas atingiu essa marca ao fim de 191 jogos. 

O jogo ficou marcado por uma polémica com simulações dos jogadores «blues», que obrigou Mourinho a sair em defesa do 
jogo limpo da sua equipa. O que não impediu Steve Bruce, o treinador do Hull, de dizer que este momento de Cahil, que passou sem sanção e seria um segundo amarelo, parecia saído do Lago dos Cisnes.



O City também cumpriu, 1-0 na visita ao Leicester, com o Southampton a perder terreno, agora em igualdade com o Arsenal, que conseguiu uma vitória sólida sobre o Newcastle. Até deu para um momento de tréguas entre os adeptos e Arséne Wenger.




Toda a informação sobre a Premier League


Em Espanha, o domingo fica marcado pela derrota do At. Madrid frente ao Villarreal. A primeira ao fim de uma série impressionante de 27 jogos sem perder em casa para os campeões em título, que descolam da frente.
 

A ronda viu também o Barcelona marcar passo, a zero na visita ao Getafe. Num jogo com final polémico: o árbitro apitou para o final quando um jogador do Getafe seguia isolado para a baliza
.

O Real Madrid, que goleou o Almeria antes de rumar a Marrocos para o Mundial de clubes, com mais dois golos da máquina Cristiano Ronaldo, tem agora quatro pontos de vantagem para o Barça e sete para o Atlético.

Toda a informação sobre Espanha
 

Em França, Bernardo Silva resolveu o jogo grande da jornada 18: ao mesmo tempo que se jogava no Dragão o FC Porto-Benfica, o médio português da formação encarnada marcou o golo que deu ao Mónaco a vitória sobre o líder Marselha. Um belo golo de Bernardo Silva, que foi titular e marcou pela primeira vez na Ligue 1. Que melhor jogo para se estrear?


Bernardo Silva 1:0 | Monaco - Marseille 14.12...
by ines-stankovic-96


Foi a terceira vitória seguida da equipa de Leonardo Jardim, em clara recuperação e nesta altura a nove pontos do Marselha. A fechar a semana de sonho do treinador português, que começou a garantir apuramento e primeiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões.

O grande vencedor da ronda foi de resto o Lyon, que venceu o Caen com um bis de Lacazette e está a apenas dois pontos da liderança. E a um do PSG, que cedeu a primeira derrota na Ligue 1, na visita ao Guingamp.

Até ao início desta semana os parisienses eram a única equipa sem derrotas na Europa, na quarta-feira perderam na visita ao Barcelona para a Liga dos Campeões e agora sofreram o segundo desaire seguido.

Tudo sobre o campeonato francês
 

Depois de também o FC Porto ter perdido, no clássico com o Benfica, restam apenas duas equipas invictas
nos campeonato europeus. Uma delas o Bayern Munique, a outra o Dínamo Zagreb da armada portuguesa
, imparável na Croácia.

Quanto ao Bayern, continua a salvo de percalços, o líder mais tranquilo de todos os grandes campeonatos. Foi a casa do Augsburgo vencer por 4-0 e leva nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Wolfsburgo de Vieirinha, que empatou com o Paderborn (1-1).

Leverkusen e Gladbach empataram em confronto direto e atrasaram-se, numa ronda que voltou a ser de horror para o Dortmund: nova derrota, agora na visita ao Hertha, deixa a equipa de Jurgen Klopp um ponto acima do último lugar.

Ainda assim, os adeptos não abandonam a equipa
 


Que retribui
 
Nesta imagem não está no entanto Matt Hummels, que rumou aos balneários sem se dirigir aos adeptos. Já neste domingo, o defesa explicou no Twitter que era para ele um momento de «dor». 


Toda a informação sobre a Alemanha 

Em Itália, as coisas andaram animadas. A Juventus empatou em casa com a Sampdoria, «traída» por um jogador cujo passe detém em parceria, e interrompendo igualmente uma longa série caseira: eram 25 vitórias seguidas. E a Roma não desperdiçou, pelo que está agora a apenas um ponto de distância.

Toda a informação sobre Itália

Para a noite também ficou reservado jogo grande. O Milan-Nápoles sorriu aos rossoneri, liderados por um Jeremy Menez renascido: o internacional francês, que chegou esta época a Milão, apontou o 1-0, o seu oito golo da época. A derrota confirma a queda do Nápoles de Rafa Benitez, que já é sétimo, a 12 pontos da Juventus.

Mais Lidas

Patrocinados