Mundial Sub-17: poluição pode tirar jogos de Nova Deli

22 fev 2017, 11:20
Poluição em Nova Deli, Índia

Confirmação do diretor do torneio

Os jogos do Mundial de futebol de sub-17 agendados para Nova Deli podem vir a ser alterados para outra(s) cidade(s), devido aos índices de poluição na capital da Índia, país organizador da prova.

A hipótese, ponderada pela FIFA, foi assumida pelo diretor do torneio, Javier Ceppi, para quem a qualidade do ar «é bastante preocupante, sobretudo tendo em conta que o Festival Diwali, também conhecido como Festival das Luzes, decorre em outubro, o mês no qual decorrerá o Mundial.

Ceppi afirmou que a qualidade do ar de Nova Deli tem sido estudada ao longo dos últimos «seis a sete anos» e que só as análises poderão ditar uma «decisão em consciência». «Os horários e os locais dos jogos ainda não estão finalizados. A poluição em Nova Deli é uma preocupação muito séria», avaliou Ceppi, em declarações ao jornal Indian Express.

O Mundial sub-17, para disputar entre 6 e 28 de outubro deste ano, realiza-se em seis cidades do país, número que pode reduzir a cinco, confirmada a poluição na capital indiana.

Em 2016, os níveis de poluição verificados no Festival Diwali, que inclui vários espetáculos de fogo de artifício, obrigaram ao encerramento de 1.800 escolas de Nova Deli.

Patrocinados