Saiba tudo sobre o Euro aqui

Everton castigado com perda de mais dois pontos na Premier League

8 abr, 14:16
Everton - Crystal palace (foto: Peter Byrne/PA via AP)

Em causa infrações às regras de lucro e sustentabilidade. Clube já tinha sido castigado com perda de dez pontos, que acabou reduzida a seis

O Everton foi castigado com a perda de mais dois pontos na Premier League, esta segunda-feira.

Em causa estão infrações às regras de lucro e sustentabilidade na época 2022/23, na sequência da acusação, por parte da Premier League, em janeiro. O mesmo tinha acontecido com o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

A equipa onde jogam os portugueses João Virgínia, André Gomes, Beto e Chermiti já tinha sido castigada com a perda de dez pontos esta época, num castigo que, entretanto, acabou reduzido a seis pontos.

De referir que esta é uma nova acusação de violação das regras, por parte do clube, e não uma revisão da sentença de janeiro. Esta época, já são oito os pontos que foram deduzidos ao Everton.

Comunicados da Liga e do Everton

«O assunto foi encaminhado à Comissão da Premier League, que anunciou hoje que o Everton receberá uma dedução imediata de dois pontos. Embora a posição do Clube tenha sido a de que nenhuma sanção adicional era apropriada... O Everton continua empenhado em trabalhar em colaboração com a Liga em todos os assuntos relacionados com o PSR, mas está extremamente preocupado com a inconsistência das diferentes comissões no que diz respeito às deduções de pontos aplicadas», pode ler-se no comunicado oficial do clube inglês.

A Premier League referiu, em comunicado, que as regras de sustentabilidade financeira têm um teto máximo de 123 milhões de euros, no que toca a gastos de dinheiro, algo que o Everton violou em cerca de 19,3 milhões de euros no triénio em questão. «Uma Comissão independente determinou que a sanção adequada seria uma dedução de dois pontos, com efeito imediato», afirmou a Premier League.

Os Toffees anunciaram que vão recorrer da decisão da Comissão.

Relativamente ao campeonato, o Everton encontra-se agora em 16.º lugar, com 27 pontos, apenas mais dois que o Luton, que está na zona de descida.

[Artigo atualizado]

Relacionados

Patrocinados