Riazor revive ambientes europeus: 20 mil adeptos na Youth League!

10 fev 2022, 17:09
Estádio Riazor, no Deportivo-Dínamo Kiev da Youth League (Jose Manuel Alvarez/Getty Images)

Deportivo-Dínamo Kiev teve a segunda melhor assistência num jogo da competição

A noite de quarta-feira terminou com eliminação do Deportivo ante o Dínamo Kiev nos oitavos de final da Youth League da UEFA, mas o Estádio Riazor, na Corunha, Espanha, reviveu as grandes noites europeias de um clube que já teve a equipa principal campeã em 2000 e semifinalista da Liga dos Campeões em 2004.

O encontro, que teve arbitragem do português António Nobre, registou 20.115 espetadores nas bancadas, naquela que se tornou a segunda maior assistência num jogo da história da Youth League, apenas atrás dos 32.510 adeptos registados num Krasnodar-Real Madrid, na época 2017/2018.

O Deportivo, que tem uma interessante geração de jovens nos sub-19, tem a equipa principal no terceiro escalão do futebol espanhol e está, por isso, longe dos grandes palcos nacionais nos quais outrora já competiu. Mas os jovens da formação motivaram uma ida histórica ao estádio, à medida dos grandes ambientes que o Riazor já teve em provas europeias.

Para isso contribuiu, naturalmente, a entrada gratuita – ainda que sujeita a reserva prévia – a sócios do Deportivo, bem como a cedência de ingressos a escolas e instituições sociais da Corunha. Apenas os restantes adeptos, não abrangidos nas anteriores condições, tiveram de adquirir bilhete com o custo de cinco euros.

O Deportivo perdeu por 3-2 no desempate por penáltis, depois do 2-2 registado no final do tempo regulamentar, mas a equipa acabou fortemente ovacionada e apoiada pelos adeptos.

Importa ainda referir que o Deportivo garantiu o acesso à Youth League porque foi, em 2020/2021, o campeão da Taça dos Campeões Juvenil de futebol da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), a principal prova espanhola de clubes jovens. Desde 2014/2015, o vencedor desta competição garante acesso à Youth League da UEFA.

Este foi, assim, um regresso do clube galego às competições europeias, cerca de 12 anos depois do último encontro oficial da equipa principal, a 26 de fevereiro de 2009, ante o Aalborg, para a Taça UEFA. Nesse encontro estava mesmo um português na defesa do Deportivo: Zé Castro.

Relacionados

Patrocinados