CAN: Salah bate penálti decisivo e Egito de Queiroz está nos 'quartos'

26 jan, 18:48

Faraós vencem Costa do Marfim por 5-4 no desempate por grandes penalidades após o 0-0 no final dos 90 minutos e prolongamento

O Egito, treinado pelo português Carlos Queiroz, garantiu esta quarta-feira a qualificação para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN), ao vencer a Costa do Marfim no desempate por penáltis (4-5), após o 0-0 no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

Num encontro sem golos no tempo regulamentar, a primeira parte ficou marcada pela saída por lesão do médio costa-marfinense Franck Kessié, aos 30 minutos, para a entrada de Serey Die. Na segunda parte, e entre outras substituições, Carlos Queiroz também foi forçado a mexer por lesão na reta final: Fathi saiu com queixas e Zizo entrou ao minuto 84 e, pouco depois, houve mesmo mexida na baliza. El Shenawy não aguentou e teve de ceder lugar a Gabaski, que seria decisivo na decisão da marca dos 11 metros.

Nesse desempate por penáltis, ninguém falhou nos primeiros quatro pontapés. Nicolas Pepé deu vantagem à Costa do Marfim (1-0), Zizo empatou para o Egito (1-1), Ibrahim Sangaré fez 2-1 para os costa-marfinenses e El Solia o 2-2. A seguir, Bailly, que foi um dos melhores em campo, viu Gabaski defender e Kamal deu vantagem aos faraós (2-3). Cornet fez a seguir o 3-3, Abdelmonem manteve a dianteira ao Egito (3-4), Zaha respondeu com o 4-4, mas na última e decisiva bola da série regular para o Egito, lá estava Mohamed Salah, que carimbou a qualificação com o 4-5 final.

No próximo domingo, nos quartos de final, a seleção de Carlos Queiroz defronta Marrocos, num duelo com apito inicial agendado para as 16 horas.

Os quartos de final arrancam no sábado, com o Gâmbia-Camarões (16h00) e o Burquina Faso-Tunísia (19h00). No domingo, há ainda o Senegal contra Mali ou Guiné-Equatorial, duas seleções que fecham os oitavos de final com o duelo desta quarta-feira, que inicia às 19 horas.

A grande penalidade decisiva batida por Salah:

Relacionados

Patrocinados