Os candidatos a melhor treinador do Mundo dizem como se faz uma boa equipa

12 jan 2015, 16:08
Bola de Ouro (REUTERS/ Arnd Wiegmann)

Carlo Ancelotti, Diego Simeone e Joachim Low

Carlo Ancelotti, Diego Simeone e Joachim Low falaram esta segunda-feira, em conferência de imprensa, antes da Gala FIFA Bola de Ouro 2014. Os três candidatos a Melhor Treinador do Mundo expuseram as suas ideias em relação ao futebol e falaram dos preferidos a Melhor Jogador do Mundo.

O treinador do Real Madrid considera que Cristiano Ronaldo merece o título: «Fez uma temporada fantástica. Foi uma grande ajuda para nós. Na Champions e no geral teve um ano incrível e foi muito regular. Tivemos muita sorte em poder contar com ele nesta forma.»

Já o selecionador da Alemanha, claro, «puxa» por Manuel Neuer: «Os três são jogadores extraordinários. Neuer está há vários anos com um rendimento muito bom e foi fundamental na conquista do Mundial. Funciona como mais um defesa e acho que devia ganhar, mas os três merecem este título.»

Low tem a mesma opinião em relação aos treinadores: «Todos merecemos este título.»

E isso é certo, ainda que cada um tenha ideias diferentes. Ancelotti considera que para uma equipa ter sucesso é preciso «pôr a qualidade de cada jogador ao serviço da equipa». «É um trabalho duro, que precisa de paciência, mas os jogadores devem entender que, acima de tudo, está a equipa e o clube. A meu ver também é preciso tratar os jogadores todos da mesma maneira, sejam eles os melhores ou não», disse.

Já o técnico do Atlético de Madrid refere que «a competição interna é muito importante». «É preciso haver competição dentro da equipa, para que se possa competir com o adversário. Só assim o treinador sabe que pode utilizar qualquer jogador a qualquer momento. Também acho que a comunicação é muito importante, pois faz com que todos sejam mais próximos uns dos outros e haja melhor relação de grupo», justificou.

Por seu lado, o selecionador alemão pensa de maneira diferente: «Um treinador tem de ser também bom um psicólogo. É preciso ter dotes de psicologia para conhecer as características dos jogadores e criar uma boa equipa. Além disso, parece-me importante que se tratem os jogadores todos da mesma maneira. Aprendi isso nos últimos anos. Os jogadores são atletas de alto nível e devem comportar-se como tal. Eles sabem disso. É preciso falar com eles e fazer-lhes ver quais as suas responsabilidades.»

Relacionados

Patrocinados