Inteligência Artificial obriga escolas e faculdades a mudar avaliação de alunos

3 nov 2023, 06:28
Inteligência Artificial (Getty Images)

REVISTA DE IMPRENSA || Alguns professores já identificaram trabalhos académicos realizados na íntegra através deste tipo de softwares

A generalização das ferramentas de Inteligência Artificial como o ChatGPT ou o Bard estão a obrigar as escolas e faculdades a mudar o método de avaliação dos alunos, avança o jornal Expresso. 

De acordo com o semanário, depois de vários estabelecimentos terem identificado trabalhos académicos realizados na íntegra através deste tipo de softwares, os corpos académicos acabaram por introduzir alterações na avaliação.

É o caso de alguns cursos da Universidade do Minho, onde trabalhos escritos foram substituídos por provas orais, e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, que aprovou em Conselho Pedagógico várias recomendações para privilegiar avaliações presenciais, como exames ou trabalhos realizados em sala de aula.

Há ainda faculdades a dar formação de como usar o ChatGPT ou o Bing para melhorarem a pesquisa - e não como forma de realizar o trabalho - como é o caso da Escola de Tecnologias Aplicadas do ISCTE, onde a formação é obrigatória para os estudantes de todas as licenciaturas.

Relacionados

Educação

Mais Educação

Patrocinados