Cotrim Figueiredo é cabeça de lista da Iniciativa Liberal às europeias

21 abr, 13:47
João Cotrim Figueiredo, ex-presidente do partido Iniciativa Liberal (LUSA/Estela Silva)

Lista de cinco nomes foi aprovada em Conselho Nacional no Porto. Nome do ex-líder do partido para encabeçar a lista foi aprovado sem votos contra

A Iniciativa Liberal (IL) aprovou este domingo a lista de candidatura às eleições europeias de junho, que tem João Cotrim Figueiredo como cabeça de lista.

O nome do ex-presidente e ex-deputado do partido foi aprovado, em Conselho Nacional no Porto, com 47 votos a favor, duas abstenções e sem votos contra. Ana Martins, vice-presidente da IL, será a número dois da lista, seguida de António Costa Amaral, engenheiro e responsável por vários programas e manifestos do partido.

Em quarto e quinto lugar surgem, respetivamente, o professor Paulo Alcarva e a independente Inês Gregório.

"A Iniciativa Liberal tem as melhores ideias, uma lista de enorme qualidade e o melhor cabeça de lista de todos os partidos" às eleições europeias, defendeu o líder do partido, Rui Rocha, após a aprovação da lista.

Da mesma forma, foram aprovadas as linhas orientadoras do Manifesto Europeu da IL, "a ser construído com contributos de todos os membros do partido", é indicado em comunicado. "O manifesto assentará na ideia de que a Europa é o espaço privilegiado de liberdade no mundo", sob o compromisso de defender quatro liberdades: "a individual, a política, a económica e a social".

"Em linha com as declarações de Rui Rocha na intervenção de abertura da reuniões dos liberais", é adiantado no mesmo comunicado, o partido compromete-se a "aprofundar o combate à corrupção e promoção da transparência na UE, com foco no processo de atribuição de fundos europeus".

As eleições que vão ditar a composição do Parlamento Europeu na próxima legislatura decorrem entre os próximos dias 6 e 9 de junho nos 27 Estados-membros da UE. Em Portugal, a ida às urnas está marcada para 9 de junho.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados